Saúde Mental no Trabalho: 04 passos para o RH colocar em prática

Os últimos 2 anos foram realmente desafiadores para as empresas, para o mercado e para as pessoas. E lidar com essas mudanças em todos os campos da vida de forma simultânea, abalou todos de tal forma que o assunto do momento é Saúde Mental.

E alguns dados importantes corroboram essa preocupação, segundo o Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros disseram que sofreram alguma deterioração na saúde mental nos últimos anos. E a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu oficialmente o Síndrome de Burnout oficialmente na lista de doenças relacionadas ao trabalho. O assunto ganhou extrema relevância para as empresas, que assumiram a responsabilidade pela manutenção do bem-estar e da saúde mental de seus colaboradores.

E como o RH pode ajudar a empresa a colocar em prática?

1. MAPEAR O CENÁRIO

Não existe receita pronta. Cada situação precisa ser analisada na origem e uma forma de fazer isso é ouvir os próprios colaboradores, através de uma pesquisa de clima organizacional. Já falamos sobre essa ferramenta aqui, no artigo A importância da Avaliação de Clima Organizacional.

2. QUEBRE O TABU

Fale abertamente sobre a importância da Saúde Mental para os funcionários. Muitas das ações adotadas hoje pelas empresas falham, justamente porque as pessoas se sentem constrangidas em falar sobre isso no ambiente do trabalho. E a comunicação deve vir de cima. Os líderes podem contar sobre suas experiências, vulnerabilidades e como superaram a situação.

Somente assim, os funcionários vão perceber a preocupação e ações da empresa como genuínas.

3. COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE

O grande responsável pelas crises de ansiedade, ataques de pânicos e Burnout relatados pelos colaboradores, é a falta de comunicação e de alinhamento nas expectativas entre gestores e subordinados. Essa sensação de incerteza perante as situações, é o gatilho que desencadeia o sentimento de cansaço mental.

4. O RH TAMBÉM PODE PROCURAR AJUDA

Como Saúde Mental é uma preocupação nova no meio corporativo, muitos gestores de RH ainda estão procurando a melhor forma de ajudar seus colaboradores. Existem profissionais e empresas especializadas que podem auxiliar desde o diagnóstico, na implantação de ações preventivas, no oferecimento das melhores terapias e outras soluções.