04 Dicas para Promover Exercícios Físicos no Home Office

Todo profissional de RH sabe sobre a importância dos exercícios físicos para o bem-estar de seus colaboradores, além do aumento da disposição, concentração e consequentemente, a aumento da produtividade e da redução do absenteísmo. E depois de 2 anos de pandemia e profundas mudanças no relacionamento de trabalho, uma pesquisa realizada pelo Vigilantes do Peso com mais 2.200 pessoas, descobriu que 49% dos entrevistados (quase a metade!), não conseguiu se exercitar regularmente.

Então que tal começarmos 2022, com dicas valiosas para vocês incentivarem seus colaboradores que ainda estão em home-office (ou em regime misto), a praticar mais atividades físicas em casa?

01 – LEVANTE-SE DA CADEIRA
Saia da cadeira e levante-se de hora em hora para esticar um pouco o corpo e aliviar a tensão nos grupos musculares que sofrem mais tensão quando estamos sentados, como as pernas, quadril e costas. Você pode aproveitar para caminhar um pouco enquanto fala ao telefone, ou se esticar enquanto assiste algum vídeo ou escuta um áudio do trabalho.

02 – MOVIMENTE-SE
Você também pode manter o corpo em movimento através das atividades domésticas, como limpar a casa, passar roupas ou arrumar a cama, além de usar mais as escadas ou brincar com as crianças. Está certo que não tem a mesma intensidade de um treino estruturado, porém, possui o mesmo efeito de aumentar o bem-estar e a disposição.

03 – RESPEITE OS LIMITES
Se colaborador está sedentário, ele precisa começar aos poucos e aumentar a intensidade com o tempo. Se o funcionário já tem o hábito de treinar, ele precisa de dicas que o desafiem para se manter motivado. Para isso, muitos personal trainers trabalham de forma remota e podem elaborar programas de exercícios adequados para cada nível e acompanhar a evolução individualmente dos colaboradores através de vídeochamadas.

04 – ENCONTRE UM LUGAR ADEQUADO
Esse talvez seja o maior desafio para quem faz exercícios físicos em casa. Porém, mesmo quem mora em apartamento pode usar o peso do próprio corpo para realizar os exercícios, dispensando os aparelhos de academia. Também não é necessário espaços grandes para fazer alongamentos (que são imprescindíveis). Se possível, mantenha um local organizado e use roupas de ginástica porque além de ser o mais confortável, aumenta a motivação para manter uma rotina diária.

Esperamos que essas dicas ajudem vocês a incentivar os colaboradores a se movimentarem, porque o home office pode contribuir para o aumento de dores musculares e até tendinites, por causa do uso de móveis menos ergonômicos que acabam forçando mais o corpo (inclusive, já falamos sobre esse tema no artigo 04 Dicas de Ergonomia para o Home Office). Então “bora” combater o sedentarismo!