Burnout – 03 formas de identificar a síndrome

Nos últimos anos, a palavra “Burnout” começou a ser cada vez mais utilizada no meio corporativo. O termo foi utilizado pela primeira vez pelo psicólogo Herbert J. Freudenberger durante a década de 1970, extraída de uma gíria que seus próprios pacientes utilizavam para expressar a sensação de esgotamento que sentiam, “burnout”, do verbo to burn (que significa queimar, em inglês).

Apesar de se tornar sinônimo de “cansaço extremo do trabalho”, o que poucos sabem é que a síndrome de Burnout pode se manifestar de 03 formas, são elas:

1. Exaustão

É a característica mais famosa, que fez a síndrome ser incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID-11) pela Organização Mundial da Saúde, no começo de 2022. Vale ressaltar que a exaustão pode se manifestar atingindo tanto o aspecto físico (corpo) quanto o psicológico (mental) da pessoa.

2. Cinismo

Uma atitude cínica que se torna recorrente do colaborador, pode ser um sinal que ele esteja com Burnout. É caracterizada pela manifestação de indiferença ou sarcasmo nos comentários e postura que a pessoa pode vir a ter, em relação ao trabalho e com seus colegas.
Além de ser um comportamento desagradável para quem está entorno, o cinismo causado pelo burnout pode evoluir e se tornar um sentimento de desprezo e até ódio.

3. Perda de eficiência

Outra forma do burnout se manifestar é através da perda de eficiência, apesar de uma carga de trabalho excessiva. O colaborador está tão cansado mentalmente, que precisa compensar a falta eficiência nas tarefas com jornadas de trabalho cada vez maiores, o que se torna um círculo vicioso que ele não consegue romper sozinho.

Vale lembrar que a síndrome de burnout apenas é diagnosticada cientificamente quando a pessoa apresenta as 3 características juntas. Porém, como é importante prezarmos pela saúde e bem-estar de nossos colaboradores, um trabalho preventivo se torna essencial para identificar um potencial caso e antecipar ações preventivas.