07 Dicas para Fugir do Burnout

No último texto, falamos sobre as formas de como o Burnout pode se manifestar (leia em Burnout – 03 formas de identificar) e como ela se tornou sinônimo de cansaço extremo no meio corporativo. Agora, temos 07 dicas para você promover na comunicação interna de sua empresa e se prevenir da síndrome, confira:

1. Fique atento, o Burnout pode se manifestar mesmo quando tudo parece estar bem.
O Burnout não tem relação sobre você gostar ou não do que faz, mas sim da intensidade. Você pode estar feliz no trabalho e mesmo assim desenvolver a síndrome, se não cuidar da saúde mental ou descansar regularmente.

2. Se perceber algo errado, busque ajuda.
Apenas um profissional qualificado pode diagnosticar e elaborar um tratamento eficaz para a síndrome.

3. Reconheça seus limites.
As vezes é necessário dizer “Não” para algumas coisas, para que possa investir sua energia e tempo naquilo que realmente importa.

4. Aprenda a delegar
Ao reconhecer seus limites, você fica mais propenso a delegar responsabilidades e tarefas. Tentar ser um super profissional responsável por todas as conquistas, só vai aumentar a sensação de cansaço.

5. Reserve um tempo para você
É muito importante que você reserve um tempo para se desconectar do trabalho e se dedicar a outras atividades, mais leves. Durante o expediente, pode ser um momento para o café, uma rápida meditação ou uma breve conversa com o colega. E claro, ter uma boa noite de sono é fundamental, tal como aproveitar os fins de semana para descansar.

6. Administre o tempo no celular
Somos constantemente bombardeados por informações. Aprenda a gerir o seu tempo e o tipo de conteúdo que está consumindo no celular, porque o excesso de informação é prejudicial e pode causar crises de ansiedade.

7. A empresa também é responsável
É aqui que entra a sua parte no processo, porque é papel do RH promover o bem-estar dos colaboradores. Profissionais felizes são mais produtivos e engajados com a empresa. E um ambiente de trabalho saudável é fundamental para isso.