Como o RH pode ajudar pais e mães no trabalho híbrido

Desde o começo da pandemia, os colaboradores começaram a trabalhar de casa e quem tem filhos enfrentou o seguinte desafio: como conciliar o trabalho com as crianças?

Vale lembrar que as crianças também foram enviadas para casa. E além de acompanhar as atividades escolares online, a criançada precisa de atenção para trocar de roupa, comer, fazer a lição, estudar para prova, fiscalizar o tempo no videogame, além de todas as distrações e chamadas de atenção, que só sabe quem vive essa situação. E claro, as entregas de relatórios para o chefe, as reuniões online com a equipe e a pressão para atingir as metas continuaram.

E hoje com a doença controlada e a população vacinada, o mercado de trabalho tende para um regime de trabalho híbrido. Isso quer dizer que pais e mães vão continuar com as atividades profissionais e domésticas no modo “tudo ao mesmo tempo agora”, que pode desencadear um quadro de estresse ou sentimento de esgotamento. Justamente por isso, o RH pode se antecipar e orientar os gestores para adotarem algumas atitudes, para facilitar que seus colaboradores equilibrem as obrigações profissionais e domésticas, tais como:

EMPATIA
Todos enfrentam desafios. Os líderes podem mostrar que passam pelos mesmos problemas e que entendem a situação do funcionário, inclusive, seu exemplo pode servir de inspiração para superar a situação. Porém, é necessário que isso seja feito de forma espontânea. Para isso, pode mostrar os filhos durante uma reunião online ou assumir uma postura mais casual em alguns momentos.

PROGRAME AS REUNIÕES
Não faça reuniões online surpresa. Como o trabalho remoto exige uma dinâmica flexível nas tarefas, o colaborador pode estar preocupado com algo da casa naquele exato momento e gerar um estresse desnecessário.
Com as reuniões de agendadas previamente, o colaborador consegue conciliar todas suas entregas e atividades com os filhos, podendo participar da reunião de forma mais produtiva e tranquila.

SEJA FLEXÍVEL
Cada família possui uma dinâmica diferente, enquanto um colaborador tem cônjuge e vários filhos, outro pode ser pai/mãe solo. É preciso que os gestores entendam a situação particular de cada e administrem suas entregas e horários de trabalho, na medida do possível e viável para empresa.

Os desafios nos últimos anos aumentaram e fica para todos a responsabilidade de equilibrar a nova rotina do trabalho, para que se torne mais produtiva e sustentável.