A importância da Avaliação de Clima Organizacional

A brusca mudança de cultura, fluxo de trabalho e expectativas em relação ao futuro que vivemos atualmente por conta da pandemia, gerou muita ansiedade e estresse em profissionais de todos os setores e hierarquias, que se não for identificada e solucionada adequadamente, pode se tornar um grande problema para a empresa a médio e longo prazo. E uma ferramenta muito importante para isso, é a Avaliação de Clima Organizacional.

Basicamente, a Avaliação de Clima Organizacional é um processo de pesquisa que engloba diversos fatores internos, que podem impactar positiva ou negativamente a percepção dos colaboradores em relação à empresa.

Normalmente, são questionados pontos como Gestão, Comunicação, Remuneração, Segurança, Liderança, Flexibilidade, Transparência entre outros.

E ter esse conhecimento é muito importante, porque o ambiente de trabalho influencia diretamente na produtividade da equipe. Um clima positivo na empresa, aumenta a sua produtividade, enquanto um ambiente percebido como ruim e/ou desmotivador, reduz o rendimento dos colaboradores.

Alguns indicadores que você pode utilizar para analisar a necessidade de realizar essa avaliação na empresa, são:

Absenteísmo – É a porcentagem de faltas, atrasos e seus respectivos motivos. Se a empresa tiver uma taxa alta de atestados médicos, você tem um alerta vermelho.

Turnover – É a rotatividade de colaboradores, entre contratados e desligados, em um determinado período. Se algum setor tiver uma alta taxa de rotatividade, também é um alerta vermelho.

Produtividade – A produtividade de uma equipe está diretamente ligada à sua relação com a empresa. Por isso é muito importante que todos os setores tenham métricas claras e analisadas periodicamente, para identificar algum problema.

Reclamações Trabalhistas – Acompanhar as reclamações trabalhistas é muito importante, porque além de sinalizar uma possível falha com a lei trabalhista vigente, pode apontar uma falha grave de gestão, que está minando o clima organização da empresa e desmotivando seus funcionários.

Realizar uma pesquisa de Clima Organização não é tão simples. Realizar a pesquisa, interpretar as informações e estabelecer os procedimentos de melhoria baseada nelas, exige esforço. Em muitos casos, é aconselhável contratar uma empresa especializada para auxiliar nesse trabalho.

Para as pequenas empresas, que muitas vezes operam com orçamentos limitados, é possível encontrar algumas pesquisas já prontas na internet, para serem aplicadas. Apenas certifique-se de manter o anonimato dos colaboradores e evite qualquer circunstância, que possa influenciar as respostas para alguma direção que não seja condizente com a realidade.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing e Comunicação