As tendências para o RH no pós-pandemia – Parte 01

A pandemia afetou profundamente a relação empregador e funcionário, forçando os departamentos de RH a repensar e colocar em prática de um dia para outro, toda a sua estratégia, planejamento e gerenciamento de pessoas.

A partir de agora, será é um diferencial competitivo no mercado, os gestores que incorporarem de maneira construtiva essas novas tendências na dinâmica de trabalho e no relacionamento com os colaboradores. Entre elas, algumas tendências já estavam em andamento e apenas foram aceleradas e outras, são novas.

Home Office Permanente

Uma das soluções imediatas que as empresas adotaram para se manterem funcionando e os colaboradores ativos durante o isolamento social, foi o Home Office.

Essa prática não é nova, nós já falamos sobre seus benefícios aqui no blog  “Home Office – Como implantar com sucesso” e “Home Office – Benefícios e Desafios”. Porém, a quarentena forçou a sua adoção, conforme falamos no artigo anterior.

Muitas empresas já sinalizaram que pretendem manter o home office mesmo após o isolamento, de maneira integral ou mista.

Comunicação interna eficiente

Com essa ruptura brusca na rotina de casa, a imposição do isolamento social e o próprio medo da doença, as pessoas se tornaram mais propensas a terem crises de ansiedade, depressão, estresses entre outros.

É aqui que entra a importância de construir uma comunicação eficiente com o seu público interno, mantendo a transparência da situação e nas informações. Para isso, temos disponíveis todas as ferramentas digitais de endomarketing mais as novas plataformas de reunião virtual, comunicação remota entre outras.

E o mais importante, as mensagens precisam abordar e promover a saúde e bem-estar, tanto física quanto mental do colaborador.

Adoção de novas métricas

Devido ao home office, os prazos de início, entrega e o resultado desejado, deverão ser definidos e informados de forma mais clara.

A execução das tarefas individuais, agora impactam diretamente no resultado do coletivo. O desafio da empresa, é estabelecer essas novas métricas combinando a produtividade individual com o resultado do time.

Existem diversos sistemas de dashboards, que podem exibir em tempo real as entregas, resultados e apontar os eventuais pontos críticos, que permitem aos gestores prever situações e orientar de forma mais eficiente, os membros de sua equipe (mesmos os remotos).

Promova o Auto Gerenciamento

Devido à natureza do trabalho remoto, gestores com perfil centralizador e colaboradores mais dependentes, precisarão se alinhar com uma nova dinâmica de trabalho.

Definir as metas em conjunto, promover a autoconfiança e delegar as responsabilidades, é o caminho para o sucesso da nova gestão pós-pandemia.

Para isso, reforçamos a importância de uma comunicação eficiente entre os gestores e a interconexão entre suas equipes. E deixe “a magia acontecer”, acompanhando de longe e apenas adequando as eventuais alterações de rumo.

E não acaba por aqui, no próximo artigo vamos explorar mais tendências, tais como a automatização de processos, a nova importância na avaliação de dados e educação continuada.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing e Comunicação