HOME OFFICE – Benefícios e Desafios

A crise dos combustíveis ocorrida em Maio demonstrou como nosso sistema de transportes é frágil, não apenas o de mercadorias, como também o deslocamento de pessoas, principalmente no percurso diário: trabalho-casa-trabalho.

No “calor do momento”, observamos medidas sendo adotadas para otimização dos recursos disponíveis, como o compartilhamento dos carros entre as pessoas (a famosa “carona”), a utilização do transporte coletivo urbano e a adoção do trabalho remoto, onde o colaborador executa suas atividades profissionais na própria casa, o chamado home office. Mas superado o momento de crise, grande parte das pessoas voltam à rotina normal.

Porém, a política do home office pode trazer muitos outros benefícios, tanto para as empresas como para os colaboradores. Tais como:

• Redução de infra-estrutura – empresas que adotam home office conseguem reduzir em até 20% seus custos com aluguéis, móveis e equipamentos;
• Redução de gastos com energia elétrica, água, produtos e serviços de limpeza, materiais de escritório, manutenção predial entre outros;
• “Menos interrupções, mais produtividade” – porque fora do ambiente corporativo o colaborador é menos solicitado em telefonemas internos ou reuniões desnecessárias;
• Otimização de recursos, como vale transporte sendo convertido para outro benefício mais atraente para o colaborador;
• Diferencial na hora de atrair novos talentos para a empresa;
• Redução do número de acidentes de percurso, além dos gastos com afastamentos médicos decorrentes deles.

E se para a empresa é bom, para os colaboradores é ainda melhor, pois eles sentem diariamente todos os benefícios na prática, como:

• Redução do tempo de deslocamento entre casa e trabalho;
• Diminuição dos gastos com combustível, manutenção mecânica e seguros, por utilizarem menos seus veículos;
• Melhoria na qualidade de vida, porque o colaborador poderá aproveitar o tempo que gastaria com o deslocamento, para aproveitar mais a família, cuidar da saúde ou estudos;
• Diminuição do estresse, pois a energia intelectual investida nas tarefas realizadas no ambiente familiar é menor, de quando feitas no ambiente corporativo;
• Menos exposição a doenças contagiosas, como gripes, que às vezes podem ser contraídos em contato com outros colegas de trabalhos;
• Maior flexibilidade para executar as tarefas nos horários que se sentir mais produtivo;
• Possibilidade de adotar uma alimentação mais saudável, além de aproveitar melhor o horário de almoço em casa;

Porém, a prática do home office pode apresentar alguns desafios, pois surgem as dúvidas como “mas o funcionário vai cumprir a carga horária?” ou “ele vai manter a produtividade e eficiência de seu trabalho?”. Para evitar os potenciais problemas, é importante avaliar com atenção em alguns pontos críticos, tais como:

• Cultura empresarial no país muito forte de possuir uma postura de relacionamento entre empresa e colaborador mais intensiva e presencial;
• O perfil do colaborador, porque não são todas as pessoas que possuem a característica de autogestão desenvolvida;
• Disciplina, pois a flexibilidade de horário pode dificultar o entendimento tanto do “início” como do “término” da jornada de trabalho;
• A rotina doméstica pode causar distrações, como marido/esposa, filhos, televisão ou sair para resolver pendências pessoais, como fazer compras, por exemplo;
• A ausência de recursos (que o colaborador teria disponível na empresa), pode prejudicar a realização de algumas tarefas.

Independente dos desafios, a política de home office é uma tendência real, com estimativa de ser adotada por 90% das empresas no mundo em até 2020, incluindo o Brasil (projeção realizada pela empresa de tecnologia e gestão Citrix).

No próximo texto, vamos explorar algumas dicas e boas práticas de como podemos implantar com sucesso, esse novo relacionamento de trabalho entre empresa e funcionários.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade