Alimentação do Trabalhador é igual para todas as atividades?

A sociedade, a cada dia nos traz uma preocupação constante com a alimentação saudável de todas as pessoas, e se torna um desafio seguir uma alimentação correta, visto que temos disponível muitos alimentos que não fazem bem a saúde, porém, são de fácil acesso, práticos para adequar a nossa rotina, e correria do dia-a-dia.

Cada pessoa possui uma necessidade calórica, de acordo com suas atividades que realiza, e não é igual para todos. Tudo depende do gasto energético de cada um. Uma pessoa que trabalha com atividades braçal, e com maior esforço físico como: jardineiros, carregadores, atletas, pedreiro, dentre outros, tem mais gasto de energia do que uma pessoa que trabalha sentado em um escritório, portando a necessidade calórica é diferente para ambos. É importante ressaltar que a ingestão calórica pode ser maior ou menor, de acordo com cada atividade e rotina particular, porém isso não quer dizer consumir alimentos que fazem mal a saúde.

Independente da atividade que realizamos no nosso dia, seja ela física ou intelectual, nosso corpo precisa de uma boa nutrição. Comer bem, não significa comer exageradamente e sim escolher melhor os alimentos que colocamos para dentro do nosso organismo. Tudo o que ingerimos interfere diretamente no desempenho das atividades que realizamos, inclusive no rendimento do nosso trabalho.

Muitas empresas atualmente oferecem café da manhã e refeições aos seus colaboradores, já pensando em seu bem estar, e evitando ingestão de alimentos não saudáveis ao nosso corpo. Com essa atitude estão contribuindo para uma alimentação balanceada e nutritiva dentro do próprio local de trabalho.

Devemos escolher os alimentos de acordo com a nossa necessidade em todas as nossas refeições (Café da Manhã, Almoço, jantar, ceia e lanches intermediários). As quantidades não devem ultrapassar a necessidade diária de cada um.

Uma alimentação adequada, variada e com equilíbrio previne deficiências nutricionais e melhora a defesa do nosso organismo, além é claro de proporcionar uma qualidade de vida com saúde física, mental e bem estar consigo mesmo.

E aqui fica a dica, consulte sempre um profissional nutricionista para realizar uma avaliação, e orientar qual a sua necessidade diária de acordo com sua rotina de vida, e se necessário uma adequação nas escolhas dos alimentos. Este é o profissional capacitado para ajuda-lo (a) em sua Reeducação Alimentar, onde o foco não é comer menos e sim comer o que é necessário.

Dra. Rosana B. P. Veiga – CRN-3 4684
Nutricionista com pós graduação em Gerontologia