Os benefícios dos alimentos juninos para nossa saúde

Em Junho iniciamos as comemorações das tradicionais festas juninas e julinas, com homenagens para alguns Santos, como Santo Antonio, São Pedro e São João. As famosas quermesses nas igrejas, ruas de bairros, empresas e nas famílias acabam ocorrendo com bastante animação, decoração, danças, fogueiras e comidas típicas dessa época do ano.

A maioria dos alimentos oferecidos possuem benefícios, porém são muito calóricos, e se ingerirmos em excesso, estaremos aumentando de peso facilmente. São tantas variedades que é difícil resistir aos pratos servidos, e é nesse momento que devemos pensar e fazer as escolhas sem exagero.

O ideal é que nossas escolhas fiquem com os alimentos de menor valor calórico, como o milho cozido, a batata doce que são fontes de carboidratos, fibras, controla a taxa de glicose no sangue, diminuição do colesterol, ricos em vitamina A, complexo B, dentre outros nutrientes. A atenção deve ser redobrada quando esses alimentos fazem parte de outras preparações como bolos, curau, pamonha, pois acabam se tornando calóricos devido os ingredientes que são adicionados, como o açúcar e o leite condensado, que não traz benefício a saúde. Um bolo de fubá cremoso, pode ter em uma fatia pequena até 350kcal dependendo dos ingredientes adicionados ao preparo.

Outros alimentos como o amendoim, também possuem benefícios, uma vez que essa oleaginosa é rica em gorduras poli-insaturadas que ajudam no controle do colesterol e triglicerídeos, são fontes de proteína e vitaminas do complexo B, porém são calóricos e o consumo deve ser moderado. Já o pinhão, possui alguns sais minerais como manganês e magnésio auxiliando no controle de diabetes e colesterol, estimula o libido e age contra a fadiga, porém cada unidade possui em média 18 a 20kcal, ou seja, não podemos comer a vontade.

E se falando em bebidas, pensamos logo no vinho quente e quentão. O vinho possui ação antioxidante, possui flavonoides, componente importante para prevenção de doenças cardiovasculares, e 200ml que equivale a 1 copo possui em média 120kcal. Já o quentão, possui em seu ingrediente principal o gengibre, tão utilizado na culinária como complemento de temperos. Além da ação bactericida, ele é desintoxicante e auxilia no sistema digestivo, conforme divulgado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). E para que ele fique menos calórico, você pode usá-lo junto com o chá mate no lugar da cachaça, o sabor fica muito bom e você não estará ingerindo nenhuma bebida alcoólica, além de ser pouco calórico também.

Uma boa dica, sem perder o prazer de comer essas deliciosas receitas típicas, é fazer algumas adaptações e substituições em alguns pratos como doce de abobora, arroz doce, canjica, como usar o leite desnatado, o adoçante culinário reduzindo um pouco as calorias para que você possa comer sem culpa e sem medo de subir na balança depois.

Comendo com moderação, controle e equilíbrio tudo pode, então não deixe de participar das festas e se divertir nessa época do ano, afinal de contas, comer é um dos prazeres da vida, porém com limites só irá nos trazer momentos de alegria.

Dra. Rosana B. P. Veiga – CRN-3 4684
Nutricionista com pós graduação em Gerontologia