Os primeiros passos para implantar o Employer Branding – parte 01
No último artigo Por que employer branding é tão importante para o RH? falamos sobre a importância dessa ferramenta e o seu impacto positivo. Porém, como o Recursos Humanos pode começar a desenvolver isso dentro da empresa?
Vamos apresentar alguns pontos importantes para ajudar a sua empresa a alavancar a reputação como empregadora e torná-la mais desejada para se trabalhar.
01. Analise a situação da empresa
Uma ótima solução começa com a identificação do problema.
Para isso, realize uma pesquisa com os colaboradores sobre o que acham do ambiente de trabalho. Converse com todos os líderes, com os recém contratados, com os mais “velhos de casa” e até aqueles funcionários mais críticos.
É importante extrair os “porquês” de suas opiniões e classifique conforme sua natureza, sendo:
• Financeira: renumeração, benefícios como assistência médica, odontológico, transporte etc.
• Organizacional: Estilo de liderança e gestão, clima organizacional, limpeza, plano de carreira etc.
Cruze todas as informações coletadas, sua frequência e causas. Considere quais realmente são críticos e avalie qual seria o impacto financeiro (se houver). Somente assim, conseguirá descobrir os pontos de melhoria e como os resultados podem ajudar a empresa.
02. A definição do Objetivo
“Atrair candidatos mais qualificados” ou “Diminuir o turnover”?
Para cada objetivo, é necessário elaborar uma estratégia com ações diferentes. Por isso, a etapa anterior é tão importante. Com o problema definido, estabeleça quais ações serão aplicadas e os critérios para mensuração dos resultados.
Envolva todos os departamentos e seus líderes, alinhando as expectativas, prazos e tarefas de cada um. E o mais importante, explique os benefícios que todos ganharão com o sucesso do projeto e a importância da participação de todos.
03. Capriche na Comunicação
A comunicação interna é ponto fundamental para o Employer Branding ser eficiente. Porque sem isso, o RH não poderá apresentar para seus colaboradores os resultados conquistados, e consequentemente, não terá o engajamento nem o reconhecimento dos investimentos realizados.
Já falamos sobre comunicação interna em Como elaborar estratégias de endomarketing e também As 6 Ferramentas Essenciais de Endomarketing.
É muito importante ter uma troca saudável e constante de informação. Porque os funcionários se sentem mais valorizados, quando percebem que suas opiniões são ouvidas pela empresa.
04. Elabore o perfil do colaborador ideal
Definido o objetivo, as opiniões dos colaboradores atuais e as necessidades da empresa, elabore o perfil profissional ideal para ocupar cargos-chave, que podem elevar a produtividade e competitividade a um nível de excelência.
Depois defina os conhecimentos, habilidades, formação técnica e perfil comportamental que o colaborador ideal deve ter. Todas essas informações serão essenciais para o recrutamento e seleção de talentos.
05. Crie Atrativos
Agora que definimos o perfil do candidato ideal, precisamos despertar o seu interesse pela vaga. Um ponto de partida é explorar os feedbacks recolhidos anteriormente, pela pesquisa interna.
Podemos explorar as suas expectativas ou oferecer algo que ele não encontraria na concorrência. Porque nem sempre salário ou algum benefício em específico, é o diferencial correto para seduzir determinados perfis de pessoas.
Continua no próximo artigo. Até breve!
Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade