Cuidados com a alimentação na mudança de estação

Será que nossa alimentação deve ser diferente para cada estação do ano?

Alguns irão dizer que sim e outros poderão pensar: O que a alimentação tem a ver com isso?

Assim como as estações do ano são diferentes, nosso corpo também sofre mudanças e a “necessidade energética” pede demandas diferentes. E é ai que devemos ficar em alerta para continuar com as escolhas de alimentos saudáveis para o nosso dia-a-dia. Estudos demonstram que não é necessário mudarmos nossa “composição nutricional” durante as estações do ano, ou seja, a escolha por alimentos saudáveis devem perdurar durante o ano todo.

É fato que no inverno, nosso corpo necessita de mais energia para manter a temperatura corporal, mas isso não deve ser uma desculpa para abusar de alimentos mais calóricos, ao invés de comerem o necessário, comem além do que precisam para compensar a necessidade do corpo com algumas calorias a mais. Nosso organismo sofre algumas alterações psicológicas que podem afetar as nossas escolhas e preferências, como por exemplo, no calor alimentos mais frescos e geladinhos e no frio, alimentos mais quentinhos e calóricos para deixar o corpo mais quente. E são nesses momentos que devemos manter a atenção para garantir que estaremos mantendo a alimentação balanceada e equilibrada. Uma ingestão em demasia ou insuficiente em nutrientes pode comprometer a nossa saúde. Muitas pessoas acabam engordando no inverno e depois ficam desesperadas querendo fazer uma dieta milagrosa para a chegada do verão.

Nas estações mais frias o risco de desidratação também é grande, uma vez que muitas pessoas esquecem de beber água na quantidade suficiente, como também os problemas respiratórios, deixando aquele desconforto para realizarmos as nossas atividades diárias.

Então, vamos seguir algumas rotinas para passar esse inverno sem surpresas para nossa saúde:

• Manter os horários de refeições realizando café da manhã, merenda da manhã, almoço, merenda da tarde e jantar;
• Não deixar de incluir as verduras e legumes no cardápio, podendo estas ser consumidas refogadas no vapor ou incluídas na sopa;
• Comer frutas in natura, podendo estas também ser usadas cozidas, em preparações ou em chás de frutas;
• Incluir carnes magras nas preparações;
• Não exagerar nos alimentos fonte de carboidrato.
• Beber água e complementar com sucos, chás e bebidas quentes.
• Prefira o chocolate quente com a concentração de 70% de cacau e feito com leite desnatado ou semi desnatado para não elevar demais as calorias
• Fondues não exagerar, uma vez que é uma preparação bem típica de épocas frias. A variedade na composição desse prato é grande e nos dá a opção de escolher combinações menos calóricas. Para salgados, carnes mais magras acompanhada de legumes e molho com queijos magros, para doces com chocolate amargo ou meio amargo e frutas.

DICA DA NUTRICIONISTA

• Não deixe de comer os alimentos ricos em vitamina C, pois contribuem para o nosso sistema imunológico e ajudam na prevenção de doenças infecciosas do sistema respiratório.
• Nada é proibido na alimentação, exceto se você tem algum problema de saúde que restringe alguns alimentos, então não passe vontade ou se prive de comer algo que goste. Importante é não exagerar.

Dra. Rosana B. P. Veiga – CRN3 4684
Consultora e auditora para empresas e estabelecimentos de alimentação
Atendimento home care e casas de repouso
Nutricionista com pós graduação em Gerontologia
Voluntária na orientação de nutrição da ABRAZ de Campinas – Associação Brasileira de Alzheimer