Por que employer branding é tão importante para o RH?

Em uma tradução direta, Employer Branding quer dizer “reputação como empregador”. E porque saber isso é tão importante?

Primeiro, vamos contextualizar a evolução do que uma pessoa desejava quando procurava um emprego. Antes, o pai de família desejava apenas entrar em uma empresa que oferecesse estabilidade, eram comuns histórias de pessoas com 15, 20, 25 anos de casa. Depois, as pessoas desejavam trabalhar em empresas que permitissem o seu desenvolvimento profissional, alcançando a posição de gerentes e diretores, antes dos 30 anos.

Hoje, a nova geração de profissionais não buscam nem estabilidade, nem uma carreira meteórica. Querem trabalhar por algo que faça sentido para eles.

Por outro lado, quais são os principais desafios do RH na maioria das empresas atualmente? Atrair talentos, reter os bons colaborados e reduzir o turnover. Porque resolvendo esses três pontos, a empresa consegue imediatamente aumentar sua produtividade e reduzir todos os gastos decorrentes de um ciclo vicioso: demissão, procura, contratação, treinamento, demissão…

Porém, existe uma lacuna entre o que as empresas estão oferecendo como atrativos (salário, benefícios etc), se compararmos com o que esses os novos profissionais realmente desejam.

E por que nós, RH e Marketing, devemos nos preocupar com isso? Porque uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, apontou que 75% das pessoas, pesquisaram sobre a empresa na Internet antes de se candidatarem para uma vaga.

Entendeu porque está cada vez mais difícil contratar o candidato ideal?

E é justamente esse o problema que o Employer Branding pode ajudar a resolver, porque é uma ferramenta que permite administrar a imagem de como uma empresa é percebida no papel de empregadora, com o objetivo de promover uma percepção positiva.

Quando o Employer Branding é bem aplicado, os funcionários percebem a empresa como sendo a melhor opção, porque sabem que não é em qualquer lugar que eles encontrarão condições melhores para o próprio desenvolvimento. E consequentemente, os novos talentos que estão em busca de oportunidades também serão atraídos para trabalhar na empresa, valorizando todas as vagas abertas.

Com o movimento “quem está fora quer entrar mas quem está dentro não quer sair”, teremos colaboradores motivados entregando o seu melhor e um banco de currículos cheio de candidatos, tornando o processo de seleção muito mais fácil e rápido de ser preenchido, pois teremos a opção de selecionar o melhor perfil para cada vaga.

Como resultado, teremos as condições ideais para desenvolver (e o mais importante) manter equipes de alta performance, contribuindo diretamente com o aumento da competitividade da empresa no mercado.

E mais, além de atrair e manter os melhores profissionais, o Employer Branding vai ajudar na redução do custo de recrutamento, aumentar da produtividade dos colaboradores, além de oportunidades de receber mídia espontânea através do Marketing e Relações Pública e consequentemente, aumentar as suas vendas.

No próximo artigo, vamos falar sobre como podemos implantar o Employer Branding de forma prática e eficiente.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 – Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade