Alimentação de qualidade para os funcionários

Atualmente os benefícios oferecidos pelas empresas é um diferencial na procura de um emprego, gerando uma concorrência entre os candidatos, e contribuindo para que a empresa possa escolher pessoas mais qualificadas para as vagas em aberto.

As empresas que desejam incluir esse benefício aos seus empregados podem escolher as modalidades como:

• Serviço próprio, onde a empresa possui cozinha e refeitório, realizando a refeição no local. Importante ressaltar que nessa escolha existem leis e normas para a produção de refeição junto a Anvisa que vão desde o espaço para confecção dessa alimentação, até normas para aquisição de mercadorias, armazenamento, dentre outras necessidades para se cumprir as exigências.

• Contratação de fornecedores terceirizados para fornecimento de alimentação coletiva no local, podendo esta ser transportada ou administrada dentro da empresa contratante. Nesse caso, as leis e normas também devem ser cumpridas por ambas as partes em relação a produção da alimentação. Essa é uma escolha que muitas empresas estão optando por ter no pacote de refeição, um profissional da área da saúde que é a nutricionista, e a mesma realiza acompanhamento de toda confecção da refeição, com foco na segurança alimentar. Além disso, elabora cardápio variado e balanceado, realiza campanhas educativas e orientação dietoterápica com prescrição de dietas para os que possuem uma indicação médica.

• Fornecimento de Vale refeição, onde os funcionários se deslocam até estabelecimentos de alimentação credenciados para realizar sua refeição. Nessa modalidade é importante que a empresa tenha conhecimento da qualidade e segurança dos locais que os funcionários irão realizar sua refeição, como também checar se estão utilizando o benefício adequadamente para se alimentar. Muitas pessoas acabam não fazendo boas escolhas e com o tempo comprometendo a saúde.

Geralmente o setor de Recursos Humanos é responsável por administrar os benefícios, dentre eles, o de alimentação, e é fato, que o que comemos, tem influência significativa em nossa saúde. Estudos demonstram que a produtividade pode reduzir em até 20%, caso os funcionários não estejam realizando sua alimentação adequadamente (Rev. EXAME, Ago 18), Com isso o RH acaba tendo grande responsabilidade nessa escolha do benefício.

Então, qual a melhor escolha?

A melhor escolha é sempre aquela que atende as necessidades corporativas em conjunto com a promoção da saúde de seus colaboradores.

Dica da nutricionista:

• Independente do lugar em for se alimentar, a “refeição” deve ser feita todos os dias. Ideal que no horário do almoço não seja substituída por lanches para que fique melhor balanceado a ingestão dos alimentos durante o dia.

• Coloque metade do prato de verduras e a outra metade complete com Arroz + Feijão + 1 tipo de carne branca ou vermelha + Legumes. Se possível, como sobremesa prefira 1 porção de fruta.

Dra. Rosana B. P. Veiga – CRN3 4684
Consultora e auditora para empresas e estabelecimentos de alimentação
Atendimento home care e casas de repouso
Nutricionista com pós graduação em Gerontologia
Voluntária na orientação de nutrição da ABRAZ de Campinas – Associação Brasileira de Alzheimer