Os primeiros passos para implantar o Employer Branding – parte 02

No último artigo “Os primeiros passos para implantar o Employer Branding” falamos sobre as primeiras práticas para a implantação dessa ferramenta. Hoje, vamos apresentar novos passos que podem ajudar a aumentar a reputação da sua empresa, como uma ótima empregadora no mercado de trabalho.

06. Defina a Proposta de Valor ao Empregado

Qual é a visão da empresa em relação a contratação e retenção dos funcionários? A resposta deve expressar a Proposta de Valor ao Empregado. São os valores que mostram para as pessoas, porque elas devem trabalhar na sua empresa ao invés de outra.

Essa proposta de valor é composta pelas recompensas, benefícios, oportunidades de crescimento dos colaboradores entre outros. É importante alinhar as expectativas entre o “prometido” e o “colocado em prática”, para construir e manter a credibilidade da empresa, tanto para os atuais funcionários como para o mercado.

07. Fortaleça a cultura interna

Promova a sua cultura. Caso ainda não tenha definido um “Visão, Missão e Valores”, a hora é agora! Tenha como base as crenças, os princípios que regem as tomadas de decisão e o que a empresa vislumbra para o futuro. Depois, formate essas informações abstratas transformando-a em um documento que servirá de guia para a empresa.
Fortaleça essa cultura, principalmente durante o processo seletivo. O objetivo é atrair profissionais que se identifiquem e compartilhem dos mesmos valores, aumentando dessa forma a sua retenção.

08. Utilize o marketing digital

Em média, o brasileiro fica 3,5 horas por dia conectado na internet e boa parte desse tempo, ele acompanha as redes sociais. Consequentemente, é imprescindível explorar esse recurso para divulgar as boas práticas adotadas, valorizando os colaboradores e tornando a empresa mais atraente, para os potenciais candidatos.

Para isso, você pode publicar fotos e vídeos do que acontece na rotina da empresa, compartilhar a cultura, os valores, divulgar depoimentos de funcionários, homenagear os profissionais “mais velhos de casa”, publicar fotos de treinamentos, além de manter o canal sempre aberto para incentivar a participação dos funcionários, tanto na interação como na publicação de seus próprios conteúdos.

É importante manter a página sempre atualizada e atrativa para quem visitá-la.

09. Clima organizacional positivo

Ter um ambiente agradável para se trabalhar, além de promover a motivação dos colaboradores, contribui para o aumento da produtividade.

Oferecer momentos de descontração, como confraternizações, cafés da manhã e pequenas ações em datas comemorativas, como Dia das Mães etc, com o objetivo de promover o relacionamento interpessoal entre as equipes, fazendo que todos se sintam acolhidos.

10. Valorize o trabalho das pessoas

Pode ser obrigação do colaborador realizar sua atividade, porém, faça com que ele perceba o quanto essa tarefa é importante para sucesso da empresa. Reconheça e valorize quando alguém realizar algo acima das expectativas. Isso incentivará os colaboradores a sempre darem o seu melhor.

O Employer Branding é um projeto que deve ser administrado a longo prazo. Por isso, é essencial ter seu planejamento bem alinhado com as demais rotinas do RH, com objetivos definidos e resultados relevantes, atraindo e retendo os melhores talentos, aumentando o número de candidatos e reduzindo os custos de recrutamento.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade