As 6 Ferramentas Essenciais de Endomarketing

Nos textos anteriores, falamos sobre a importância de se desenvolver o engajamento dos colaboradores como diferencial competitivo e como elaborar uma estratégia de endomarketing.

Hoje, vamos explorar quais ferramentas podem ser utilizadas em nossa estratégia de endomarketing, considerando a natureza (impressa ou digital) e os objetivos para cada tipo mensagem, para que impacte todos os colaboradores de forma padronizada e eficiente.

1. Blog Interno
É uma das ferramentas mais versáteis e acessíveis, ideal para empresas que possuem diversas filiais, ou em departamentos separados fisicamente, ou ainda, onde maioria dos colaboradores trabalham em computadores, ou pelo menos, as equipes de lideranças.
No blog, podem ser publicadas mensagens como alinhamento estratégico da empresa, parabéns aos aniversariantes do dia, divulgação de lançamentos de produtos ou serviços, as conquistas e promoções dos colaboradores, além de mensagens motivacionais em qualquer formato, como imagens, textos ou vídeos.
O blog pode se tornar o canal oficial da empresa, onde se centraliza toda sua comunicação. E a partir dela, as mensagens são replicadas para as demais ferramentas, conforme o setor da empresa, com nível e ocupação de cada colaborador.

2. Email
O Blog, ainda pode ser configurado para enviar um email de notificação para todos os colaboradores, avisando que existem novidades.
Conforme a estratégia, o RH também pode utilizar o email como um canal de comunicação com os colaboradores de forma mais direcionada, com assuntos relevantes apenas para seus destinatários, tais como alinhamento de indicadores para gestão de equipes, análise de performances ou pesquisa de satisfação interna.

3. Murais
Os murais podem ser instalados em locais de passagem ou de convívio social na empresa, como corredores e refeitórios.
Neles, podem ser fixados cartazes para divulgação da SIPAT e sua programação geral, além de “Jornal Mural”, com periodicidade semanal, com as principais notícias da empresa, dicas de cultura, “Palavra do Presidente”, Campanhas de Conscientização e muito mais.

4. Jornal/Revistas
Empresas com grande números de colaboradores, possui a necessidade de formalizar as mensagens, além de destinar espaços para que suas filiais também publiquem suas próprias notícias, conquistas e curiosidades.
É uma ferramenta extremamente útil para unificação da cultura corporativa, pois permite que todos os colaboradores, independente de onde estejam, saibam o que está acontecendo em todas outras as regionais da empresa, principalmente se estão em outros estados ou até países.

5. Guias para Novos Colaboradores
Desenvolver guias e manuais de boas vindas para os colaboradores que estão entrando na corporação, é uma ótima forma de encantar nosso público interno já no começo.
Tanto os treinamentos de Integração, como o uso obrigatório de EPIs, podem ser transmitidos através de filmes e também ser entregues em formato de História em Quadrinhos, onde a mensagem técnica pode ser posteriormente consultada pelo colaborador, de forma didática e lúdica.

6. Redes Sociais
Muitas empresas utilizam de Redes Sociais Corporativas, que além de ser um canal de comunicação mobile, facilita o envio rápido de mensagens entre os colaboradores, possibilitando a troca de experiências para soluções de problemas de forma ágil, além de permitir que as pessoas descubram interesses em comuns e hobbies, como a prática de esportes, que pode se transformar em um “grupo de corrida”, e consequentemente, criem o sentimento de comunidade entre eles com a empresa.

Apesar do avanço tecnológico e das infinitas possibilidades de comunicação, afinal, citamos aqui apenas as principais ferramentas, a utilização de apenas uma delas, não consegue impactar a todos de forma eficiente e uniforme.

É a utilização integrada, considerando suas possibilidades de aplicação e natureza (impressa ou digital), é que permite explorarmos cada mensagem de forma mais assertiva possível, aumentando consideravelmente seu entendimento, provocando o engajamento e despertando em todos, o sentimento de que a sua atividade é essencial para o sucesso de um objetivo maior.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade