Conheça as 6 Ações de Endomarketing que Funcionam

No último texto, falamos sobre As Ferramentas Essenciais de Endomarketing, e depois de conhecer o benefício que uma estratégia bem elaborada pode proporcionar para a empresa, vem a seguinte pergunta: Quais ações posso promover que vão realmente funcionar?

Depende dos objetivos de cada empresa no curto ou médio prazo, além da verba disponível, mas podemos dar algumas sugestões de ações que já realizamos com sucesso em empresas de todos os portes, são elas:

1. Campanhas de Conscientização
São ações que criam forte laço de relacionamento entre Colaborador e Empresa, por promover valores em comuns, com objetivo de tornar o mundo um lugar melhor, (ou o local onde vivem) como as campanhas de “Combate a Dengue”, “Uso Consciente da Água”, “Combate ao Desperdício” ou “Coleta Seletiva de Lixo Reciclável” entre outros.

2. Trabalho em Equipe / Campanhas de Performance
Tem o objetivo de “convocar” todos os colaboradores da empresa para uma missão: atingir o resultado almejado pela empresa. São ações que podem ser desenvolvidas setorialmente, onde cada departamento recebe uma comunicação exclusiva.
Essas campanhas se utilizam de “nomes de guerra” vinculados com os objetivos ou “Missão, Visão e Valores” da empresa, que dependendo de sua cultura, pode ter uma abordagem mais agressiva, com as metas a serem atingidas, ou motivacionais, promovendo o trabalho em equipe com o propósito de melhorar a performance da empresa.

3. Campanhas Solidárias
São ações que possuem o objetivo de envolver todos os colaboradores em prol a uma causa comum e convocá-los para uma ação, como as campanhas de “Arrecadação de Alimentos”, “Campanha do Agasalho”, entre outros.

4. Show de Talentos
São ações que incentivam os colaboradores a desenvolverem e apresentarem suas habilidades artísticas para todos os colegas de trabalho. Essas campanhas costumam criar grande engajamento dos funcionários, por se sentirem estimulados e valorizados.
Pode ser nos formatos de uma “Amostra Fotográfica”, “Show de Calouros”, “Recital de Poesias e Crônicas”, “Exposição de Artes”, “Festival de Dança” e muito mais.

5. Promova Datas Comemorativas
O calendário brasileiro é repleto de datas comemorativas e existem diversas formas da empresa as utilizarem para promover a performance, engajamento ou relacionamento com seus colaboradores, tais como: convidar os filhos para visitarem ao ambiente de trabalho dos pais no Dia das Crianças, ou oferecer um churrasco para os familiares no Dias dos Pais. É importante ressaltar, toda ação precisa ter uma mensagem vinculada à cultura da empresa.

6. Atividades Esportivas
Promover atividades esportivas para os colaboradores se torna uma poderosa ferramenta de endomarketing, quando é trabalhada com valores que desenvolvam o trabalho em equipe e a busca por resultados, que podem facilmente ser transferidos do campo esportivo para o profissional, além de promover o lado social dos funcionários.
Algumas atividades esportivas que podem ser realizadas são: “Campeonato de Futebol”, “Torneio de Truco”, “Grupos de Corrida” entre outros.

Existem muitas outras ações de Endomarketing que você pode implantar com sucesso. Tudo depende da análise prévia do objetivos da empresa; quais são os indicadores chaves para avaliação os resultados; qual mensagem deseja transmitir; quais ferramentas de comunicação serão utilizadas na divulgação; e o mais importante, ouvir e conquistar a empatia do público interno.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade