Os riscos de uma alimentação inadequada para a carreira profissional

Até que ponto a saúde influência a carreira profissional de cada um?

A “Organização Mundial de Saúde” (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente ausência de afecções e enfermidades”. E é nesse contexto que a relação do trabalho e a saúde não se limita somente na vida corporativa, estendendo-se as outras esferas da vida.

Os funcionários passam a maior parte de seu tempo trabalhando, e com isso, esquecem de cuidar da saúde com uma alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos regulares, sono para repor as energias, descanso, e lazer. A consequência dessa rotina desregrada ocasiona cansaço, falta de atenção, memorização, erros nas tarefas afetando diretamente os resultados da empresa.

Uma alimentação equilibrada e balanceada é um fator determinante para manter a saúde, sendo necessária a ingestão de alimentos de todos os grupos. Grupo de carboidratos (Arroz, cereais, tubérculos, massas), grupo das frutas, grupo da hortaliças (verduras e legumes), grupo de carnes (bovinas, aves, peixes e ovos), grupo de leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, etc), grupo de leite e derivados, fonte de Cálcio, grupo de gorduras (azeite, óleo de girassol, etc). O consumo de sal não deve ultrapassar 2g/dia, uma vez que o sódio já está presente nos alimentos.

É importante que haja um equilíbrio físico, mental e social para que a saúde esteja presente em todos os momentos da vida. A alimentação saudável é fundamental para prevenir DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), como diabetes, hipertensão, dislipidemias, anemia. Outros fatores que influenciam negativamente no bem estar do trabalhador é o tabagismo e o álcool.

As empresas que se preocupam com a qualidade de vida e bem estar de seus colaboradores demonstram respeito aos mesmos, em contra partida, terá empregados mais comprometidos com o trabalho. Uma alimentação balanceada irá fornecer um bom desempenho na realização de suas atividades, impactando também na redução das faltas e afastamentos.

Atualmente, faz parte da estratégias de muitas empresas despertar os empregados para um estilo de vida mais saudável e para isso são realizados:

  • Programas de nutrição para prevenção das DCNT;
  • Palestras sobre Saúde e Qualidade de vida;
  • Orientação nutricional nos murais da empresa;
  • Treinamentos.

O ideal para a vida humana, consiste em manter o equilíbrio, contudo, o indivíduo deve conservar o seu estado de saúde para manter seu bem-estar.  Estilos de vida saudáveis exercem um impacto benéfico sobre a saúde.

Não espere para cuidar da doença, prevenir sempre é a melhor escolha.

Dra. Rosana Veiga – CRN-3 4684
Nutricionista/ Especialista em Gerontologia