A responsabilidade da nutricionista na conscientização dos colaboradores

Na data de 31 de Agosto é comemorado o Dia do Nutricionista, e nada melhor do que falar sobre conscientização, uma das muitas responsabilidades do profissional nutricionista.

Conscientizar segundo seu conceito, é um verbo que se refere ao ato de tornar consciente, ou seja, de obter informação, de ter conhecimento sobre algo, ou de transmiti-lo para outra pessoa.

No cotidiano do nutricionista, a conscientização é essencial e constante. Segundo o CFN nº 382/2006, o profissional nutricionista em sua formatura faz um juramento:

“Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Ao cumprir este juramento com dedicação, desejo ser merecedor dos louros que a profissão proporciona”.

Partindo desse juramento, a atuação do profissional nutricionista está ligado diretamente a conscientização, onde hábitos e atitudes podem ser mudados à partir das informações que chegam até as pessoas. Dentro da empresa, o nutricionista tem a oportunidade de fortalecer os vínculos com os colaboradores, e para os mesmos, transmitir informações sobre nutrição que impacta diretamente na qualidade de vida. O ponto de partida é sempre o conhecimento. Os resultados são sempre assertivos e colaboram eficazmente na melhoria do desempenho.

Segundo Santos (1995, p.13) “A partir do instante em que a empresa mostrar mais interesse pelos colaboradores, certamente eles mostrarão mais interesse pelos clientes. Colaboradores valorizados tem maior preocupação em atender bem o cliente e resulta de uma pequena amostra do que é a empresa.

Conscientizar é um ato de valorizar o colaborador.

Dra. Rosana Veiga – CRN 4684
Nutricionista/Especialista em Gerontologia