Como usar a Pesquisa de Satisfação Interna na sua Estratégia de Endomarketing

Nos artigos anteriores, falamos sobre como elaborar uma estratégia de endomarketing digital e sobre as principais ferramentas.

E uma coisa muito importante antes de “sair fazendo”, é descobrir qual é a percepção dos colaboradores nesse primeiro momento, para a partir dessa informação, desenvolver uma estratégia que alinhe esses sentimentos com os objetivos da empresa.

Para isso, você pode utilizar uma ferramenta muito rápida e de fácil aplicação, a Pesquisa de Satisfação Interna.

E para facilitar a estruturação da sua primeira pesquisa, vamos apresentar algumas dicas:

Elabore um formulário

Existem várias formas de fazer uma pesquisa de satisfação. A mais simples é desenvolver um formulário de perguntas através do Google Forms, que é uma ferramenta gratuita, online e muito fácil de mexer.

Sobre as perguntas

Tente não fazer mais do que 10 perguntas.

As perguntas devem ser redigidas de forma objetiva, clara e direta.

Perguntas do tipo “Dê uma nota de 1 a 10 sobre como está sua performance no trabalho remoto (01 para péssimo e 10 para ótimo)”, permite que você avalie a temperatura de inúmeras situações, além de facilitar a criação de gráficos.

Perguntas de múltiplas escolhas, podem te ajudar a identificar as preferências dos colaboradores em diversos cenários, além de também serem fáceis de tabelar os resultados.

Deixe as perguntas abertas para o final da pesquisa. Inclusive se possível, finalize com um campo de “Sugestões”. Dessa forma, o colaborador percebe como sendo genuíno o objetivo da empresa em ouvir sua opinião.

Promova a Pesquisa

A pesquisa pode ser enviada para os colaboradores por diversos canais. Caso a empresa tenha um blog interno, você pode publicar uma mensagem com o link, para apresentar oficialmente a pesquisa e convidar todos os colaboradores para responder.

Para reforçar, você pode mandar o link da pesquisa no email dos colaboradores, compartilhar no grupo da empresa no WhatsApp, entre outros.

Registre as respostas

Ao elaborar as perguntas, já saiba como você vai tabular as repostas. É importante que você estipule parâmetros que torne fácil de visualizar tanto as respostas individuais como o contexto geral.

Sobre os resultados

Com todas as respostas, é hora de analisar a percepção dos colaboradores.

Além de descobrir as tendências no contexto geral do clima organizacional, preste atenção nas respostas mais negativas. O nosso trabalho de endomarketing começou justamente para aumentar a motivação dos colaboradores e alinhar as suas expectativas com os objetivos da empresa.

Defina a Estratégia

Agora sim, sabendo quais são os seus principais desafios, é hora de traçar a melhor estratégia e canais de comunicação. Para isso, é só conferir os dois artigos citados no início do texto.

Inclusive, a pesquisa pode ser aprimorada e aplicada periodicamente, para monitorar a evolução do clima organizacional e saber se o endomarketing está atingindo o resultado desejado.

E aí, vamos colocar o endomarketing para funcionar?

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing e Comunicação