As 05 novas boas práticas de liderança

Com todos os desafios que a pandemia trouxe para o mercado, entre as novas relações de trabalho, a intensificação da comunicação online, novas necessidades e hábitos de consumo, quais seriam as novas boas práticas de liderança que o RH pode trabalhar junto com os gestores, para manter seus colaboradores alinhados com as necessidades da empresa?

1. EMPATIA

Uma pesquisa realizada em parceria pelo site FlexJobs e a ONG Mental Health America, indicou que mais de 40% dos trabalhadores americanos estão com o nível de estresse elevado.

Entender que todos nós vivemos algum desafio pessoal é essencial para entendermos a situação do outro. Aproveite as ferramentas de comunicação online para manter um diálogo com os colaboradores, com o objetivo de fazê-los se sentir ouvidos e acolhidos. E mais do que nunca, é importante demonstrar o quanto eles são importantes para equipe.

2. INTEGRIDADE

Vivemos em um momento que precisamos encarar decisões difíceis. E muitas vezes elas são tomadas sem termos todas as informações que gostaríamos. Para isso, é preciso que tenhamos uma bússola íntegra, para que essas decisões não abalem a credibilidade do gestor ou a moral dos colaboradores. Principalmente, caso do tempo mostre que não foi o caminho mais adequado.

3. GESTÃO DE TEMPO

De um dia para o outro, o convívio social do colaborador migrou da sua rotina na empresa para a tela do computador. Reuniões online, sistemas de gestão de tarefas, aplicativos de comunicação instantânea, e-mails e mais os softwares específicos de cada atividade. Essa mudança brusca de ambiente e a enorme quantidade repentina de informações sendo absorvida apenas pelas ferramentas digitais, sem as válvulas de escape como aquela pausa para o café ou uma “reunião” de corredor, pode gerar um nível de ansiedade muito grande, além de drenar a atenção, paciência e energia.

É importante capacitar o colaborador a gerir seu tempo, uma vez que ele pode estar trabalhando sozinho de casa ou acompanhando as aulas online dos filhos, para que ele consiga estabelecer uma disciplina de trabalhando, organizar suas tarefas e definir as prioridades.

4. RESILIÊNCIA

A tomar decisões importantes em um cenário de futuro incerto, a pressão por cumprimento de metas, além de se preocupar com a saúde financeira da empresa em tempos de crise, com o tempo pode abalar a autoconfiança do gestor.

Justamente para evitar isso, é importante que toda a liderança da empresa se blinde, tendo a consciência que o cenário sempre é mais claro quando olhamos em retrospecto. Desde que a tomada de decisão tenha com base na integridade (citado acima), a liderança precisa desenvolver a resiliência, bem como transmitir essa capacidade para seus colaboradores.

5. ESPÍRITO DE EQUIPE

A liderança genuína é feita dando o exemplo. Mais do que nunca, o gestor que tem o perfil de apenas dar ordens e cobrar resultados, está defasado.

Mostre para a equipe que você tem um papel ativo na busca de resultados, participando do desenvolvimento do projeto, acompanhando a sua evolução e se colocando à disposição para ajudar um colaborador, que esteja com dificuldades na realização de uma tarefa. Essa proximidade permitirá que a prática da Empatia (item 1), se torne mais espontâneo e sincero.

Dessa forma, o sentimento de “pertencimento de time” será fortalecido em todos os colaboradores, tornando sua equipe mais produtiva, unida e rentável.

Claro que existem outras boas práticas que podem ajudar a melhorar a liderança e o RH, com o objetivo de tornar a empresa mais competitiva na pandemia. Tem alguma que você gostaria de compartilhar com a gente?