Como elaborar uma estratégia de endomarketing digital

O COVID-19 mudou drasticamente os relacionamentos no ambiente de trabalho, inclusive, fez que milhões de profissionais começassem a trabalhar em home office, da noite para o dia.

Como a empresa pode manter a motivação e promover a saúde mental de seus colaboradores, estando eles trabalhando remotamente e ainda, manter a dinâmica de trabalho e sinergia entre todos?

É através do endomarketing, com diversas ferramentas digitais.

Mas antes de falar sobre essas ferramentas e sugerir algumas ações, é importante o RH elaborar uma Estratégia de Endomarketing, com o objetivo de tornar esse procedimento mais rápido e eficiente.

E para começar, é importante saber que através do endomarketing nós podemos:

1 – INSPIRAR – Compartilhando mensagens e insights inspiradores;

2 – CONECTAR – Promover a conexão afetiva e de cuidado junto às famílias;

3 – ENERGIZAR – Desenvolver o sentimento de pertencimento a equipe;

4 – CELEBRAR – Reconhecer as conquistas individuais e do time;

5 – RELAXAR – Promover a saúde emocional e mental de todos.

Tudo através de mensagens simples, claras, curtas e com um visual atrativo.

Porque dessa forma, conseguimos:

• Os colaboradores se sentem ouvidos pela empresa, mesmo distantes;
• Transmitimos a mensagem conforme os funcionários querem ser atingidos;
• Todos compreendem e tem consciência que são responsáveis pelo sucesso;
• Se sentem comprometidos a agir, porque sabem que empresa e funcionários compartilham do mesmo objetivo.

E como desenvolver um planejamento estratégico que integre diversas ferramentas de comunicação digitais, para que todos sejam impactados?

Para responder essa questão, precisamos preencher alguns pontos essenciais, são eles:

• Definir o problema a ser resolvido;
• Entender a origem desse problema;
• Estabelecer qual resultado se deseja alcançar;
• Ter o envolvimento e apoio dos líderes (formadores de opinião);
• Definir o cronograma e quais ferramentas serão utilizadas;
• Estabelecer uma frequência regular para as mensagens;
• Mensuração dos resultados e eventuais ajustes.

No próximo texto, vamos explorar um pouco sobre quais ferramentas digitais podemos utilizar no endomarketing, de acordo com cada objetivo.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing e Comunicação