05 Tendências para o RH em 2021

Com o surgimento do Coronavírus, o ano de 2020 impôs uma aceleração tecnológica, que também atingiu o departamento de Recursos Humanos, por ser a principal interface entre a gestão, o mercado e a força de trabalho de uma companhia.

E quais são as principais tendências que podem se consolidar em 2021?

1. O Home office deve continuar

Há poucos anos, falar que o home office seria realidade para a maioria das empresas brasileiras, seria inimaginável. Em 2020, a pandemia obrigou todas as empresas a quebrarem esse paradigma e mais, mostrou em muitos casos, que o colaborador pode se tornar mais produtivo trabalhando remotamente.

2. A tecnologia é a sua principal ferramenta

A maior transformação que a pandemia trouxe, foi a tecnológica. Empresas de todos os setores precisaram implantar ferramentas digitais do dia para a noite, simplesmente para continuarem funcionando.

Descobriram a possibilidade de diretores acessarem documentos e consultarem informações relevantes de qualquer lugar, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e segura. Sem dizer da comunicação em tempo real, entre executivos de vendas e seus gestores, que podem estar a quilômetros de distância e mesmo assim, trocar relatórios, realizar prospecções e negociar contratos, tudo bem documentado e munido de informações estratégicas, de forma rápida e confiável.

3. People Analytics

Para acompanhar o ritmo alucinante dessas transformações, cada vez mais o RH precisa obter as informações certas para manter a empresa produtiva. E o People Analytics é ótimo para isso (já falamos sobre ele em Como o People Analytics Pode Ajudar a sua Empresa , aproveite para ler).

Por que apenas o RH sabe o prejuízo em tempo, energia e dinheiro, que uma contratação errada pode trazer. Manter uma base de informações corretas para realizar o recrutamento, seleção e o desenvolvimento de talentos, de forma adequada e correta, pode ser crucial para a empresa se manter competitiva no mercado.

4. Educação Continuada (e online)

Uma tendência que também se fortaleceu com a pandemia, até mesmo por causa da inclusão de novas tecnologias, são os treinamentos online.

A Educação Continuada pode ser aplicada com diferentes tipos de cursos e plataformas, tanto para capacitar um colaborador para realizar uma nova função, como para aprimorar habilidades ou dominar novas ferramentas, que serão implantadas na operação da empresa.

5. Foco na integração online do novo colaborador

Antes da pandemia, o RH tinha um processo de integração para os novos funcionários, que poderia ir desde a apresentação das políticas/normas da empresa até almoço com os novos colegas de trabalho. Tudo presencial.

Hoje, além do processo de recrutamento ser online, a integração também é remota e o trabalho home office. Perde-se aquelas conversas informais na hora do café e aprendizagem através da convivência informal. Happy hour, nem pensar!

Em 2021, o departamento de RH precisa avaliar em como tornar essa integração digital em uma experiência positiva e motivadora para os novos contratados, dentro desse novo modelo de trabalho.

Claro que muitas outras tendências podem ser mencionadas. E muitas delas, se tornam mais próximas de algumas empresas e menos de outras, dependendo da realidade de cada uma. Isso nos abre a pergunta: quais você gostaria de incluir?

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing e Comunicação