Como o People Analytics pode ajudar sua empresa

Imagine você, profissional de RH, poder avaliar todos os funcionários de sua empresa de forma precisa, rápida e individual, em critérios como Produtividade, Inovação, Espírito de Equipe, livres de julgamento ou subjetividade inerentes do humano, apenas com base em informações processadas conforme uma metodologia científica?

Basicamente, é isso que o People Analytics faz. Com conceito de Big Data, ele é uma metodologia que coleta informações em grande escada, originadas das ações de pessoas, suas interações e conexões registradas no ambiente digital, processadas e analisadas sob possíveis cenários, permitindo avaliar todas as situações hipotéticas de forma estratégica.

A grande vantagem desse método científico para o RH, é que ele permite melhorar e agilizar tomadas de decisões importantes, com base em informações precisas de acordo com o problema levantado.

Alguns exemplos:

Comprometimento: Permite identificar os colaboradores mais comprometidos com a entrega de projetos, atrasos de produção, refação de tarefas entre outros.

Produtividade: Permite avaliar os colaboradores e identificar quais possuem determinadas habilidades como pré-requisitos, quem precisaria desenvolvê-los e como seriam esses treinamentos para melhor aproveitamento.

Competitividade: Como a metodologia automatiza grande parte do operacional, ela permite que o RH invista mais tempo em questões estratégicas, tornando a empresa mais competitiva no mercado e consequentemente, mais lucrativa.

Motivação: É possível entender o que mantém cada profissional engajado e motivado. Dessa forma, é possível ajustar processo de recompensa de forma individual e avaliar como ela impacta diretamente na performance da equipe.

Retenção de Talentos: Ajuda (e muito) o profissional de RH a avaliar qual seria o melhor profissional para ser promovido em determinadas vagas.

Contratações: Ao eliminar pontos que podem a ser analisadas de forma subjetiva, a metodologia permite melhorar constantemente o processo de busca, entrevista e contratação, do profissional mais adequado entre todos os candidatos à vaga.

Para implantar e se beneficiar dos recursos do People Analytics, é necessário:

Definir um objetivo: Qual o maior desafio que o RH enfrenta na empresa? Determinar o objetivo é extremamente importante, porque é ela que vai definir as próximas etapas.

Coleta de informações: Quanto mais abrangente melhor. Registro de ponto, relatório de produção do setor, redes sociais, mensagens de emails, são as fontes mais fáceis de acessar para iniciar o processo. Recolha de quantas fontes puder, de forma contínua e igualitária para todos.

Métricas e indicadores: Para essa coleta massiva de dados fazer sentido, antes de tudo, é muito importante definir as Métricas e quais serão os Indicadores estudados para avaliação dos cenários.

Encontre correlações: Com a coleta de dados e os indicadores sendo alimentados, comece a identificar quais informações são correlacionadas, isso é, quais influenciam diretamente o resultado de outras.

Projeções e Futuro: será possível realizar análises de cenários futuros, testando diversas situações. Com o tempo, você identificará as relações de causa/conseqüências em diversos eventos, permitindo potencializar as situações benéficas para a empresa, e também prevenir as prejudiciais.

Em um mercado cada vez mais dinâmico, é importante o departamento de RH ter domínio sobre a quantidade, qualidade e também na interpretação das informações disponíveis, para ajudar na tomada de decisões estratégicas e tornar a empresa mais competitiva, tanto que gigantes como Walmart e Google já aplicam a metodologia com sucesso.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade