Como elaborar uma estratégia de endomarketing digital – parte 02

Como vimos no artigo anterior, o endomarketing é uma ferramenta imprescindível para criar motivação e aumentar a produtividade, além de o bem-estar dos colaboradores. Então, vamos explorar quais ferramentas podem ser utilizadas em uma abordagem digital, para impactar todos os colaboradores que estão trabalhando em home office, de forma padronizada e eficiente.

1. Blog Interno

É uma das ferramentas mais versáteis e acessíveis, ideal para empresas que possuem diversas filiais, ou em departamentos separados fisicamente, ou ainda, onde os colaboradores trabalham remotamente.

No blog, podem ser publicadas mensagens como alinhamento estratégico da empresa, parabéns aos aniversariantes do dia, divulgação de lançamentos de produtos ou serviços, as conquistas e promoções dos colaboradores, além de mensagens motivacionais em qualquer formato, como imagens, textos ou vídeos.

O blog pode se tornar o canal oficial da empresa, onde se centraliza toda sua comunicação. E a partir dela, as mensagens são replicadas para as demais ferramentas, conforme o setor da empresa, com nível e ocupação de cada colaborador.

2. Email

O Blog, ainda pode ser configurado para enviar um email de notificação para todos os colaboradores, avisando que existem novidades.
Conforme a estratégia, o RH também pode utilizar o email como um canal de comunicação com os colaboradores de forma mais direcionada, com assuntos relevantes apenas para seus destinatários, tais como alinhamento de indicadores para gestão de equipes, análise de performances ou pesquisa de satisfação interna.

3. Grupos de WhatsApp

Os comunicados que seriam fixados em murais, podem ser transmitidos em Grupos de WhatsApp, que podem ser distribuídos como GERAL ou segmentados conforme o departamento ou equipe.

Sabemos que WhatsApp pode ser muito invasivo e como as pessoas já participam de inúmeros grupos, em algum momento pode aborrecer as pessoas. Justamente por isso, tenha a sensibilidade de respeitar uma periodicidade, enviando apenas mensagens relevantes, como as principais notícias da empresa, dicas de cultura, “Palavra do Presidente”, Campanhas de Conscientização e entre outros.

4. Eventos Online

Utilize as ferramentas de reunião online, como o Zoom ou Google Meet, para promover encontros entre as equipes, com o objetivo de promover a sua integração.

Esses eventos online são ótimas ferramentas para fortalecer o sentimento de pertencimento da equipe, manter a socialização entre os colaboradores e quebrar a rotina no trabalho remoto.

5. Vídeos para os Novos Colaboradores

Desenvolver guias e manuais através de vídeos de boas-vindas para os colaboradores que estão entrando na corporação, é uma ótima forma de encantar nosso público interno já no começo.

Tanto os treinamentos de Integração, como o uso obrigatório de EPIs, podem ser transmitidos através de filmes e também ser entregues em formato de História em Quadrinhos, onde a mensagem técnica pode ser posteriormente consultada pelo colaborador, de forma didática e lúdica.

6. Redes Sociais

Muitas empresas utilizam de Redes Sociais Corporativas, que além de ser um canal de comunicação mobile, facilita o envio rápido de mensagens entre os colaboradores, possibilitando a troca de experiências para soluções de problemas de forma ágil, além de permitir que as pessoas descubram interesses em comuns e hobbies, como a prática de esportes, que pode se transformar em um “grupo de corrida”, e consequentemente, criem o sentimento de comunidade entre eles com a empresa.

Apesar do avanço tecnológico e das infinitas possibilidades de comunicação, afinal, citamos aqui apenas as principais ferramentas e a utilização de apenas uma delas, não consegue impactar a todos, de forma eficiente e uniforme.

É a utilização integrada, considerando suas possibilidades de aplicação é que permite explorarmos cada mensagem de forma mais assertiva, aumentando seu entendimento, provocando o engajamento e despertando em todos, o sentimento de que a sua atividade é essencial, mesmo trabalhando em home office.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing e Comunicação