08 cuidados para a inclusão de colaboradores portadores de deficiência física

No último texto falamos sobre a importância da inclusão dos portadores de deficiência física, os principais desafios que os gestores de RH enfrentam para cumprir a lei, a resistência de alguns gestores e principalmente, alguns dos benefícios que esses colaboradores podem trazer para a empresa (para relembrar clique aqui). Hoje, vamos falar um pouco sobre os primeiros cuidados que o RH deve ter ao implantar uma política de inclusão.

1. Acessibilidade. É preciso garantir que o futuro colaborador terá facilidade em se locomover pela empresa, desde o trajeto da recepção à sua estação de trabalho e através das áreas de uso comum (como o refeitório), sem barreiras e em segurança.

2. Capacitar os gestores para receber os novos colaborados. É preciso esclarecer todas as possíveis dúvidas e o mais importante, eliminar qualquer preconceito ou resistência por parte do gestor, ou mesmo da própria equipe, originados pela falta de informação.

3. E para solucionar o segundo, avalie a qualificação do candidato com PDF de forma coerente com a futura função. Até mesmo porque, a falta de capacitação técnica e/ou formação é um das dificuldades mais apontadas pelos recrutadores, na hora de contratar os candidatos disponíveis.

4. É importante realizar um estudo dentro de todos os departamentos da empresa e suas operações, identificando as funções disponíveis e suas características técnicas e comportamentais, para analisar quais deficiências podem ser consideradas para contratação ou excluídas, caso a caso.

5. Uma política de formação interna aliada com um plano de carreira auxilia a empresa a atender as necessidades técnicas da função, além de motivar o colaborador a retribuir com o ser melhor, almejando seu próprio desenvolvimento e futuras promoções.

6. Pesquisar quais tecnologias assistivas podem contribuir para o desenvolvimento profissional do colaborador com PDF, tanto na execução de suas atividades como para melhorar sua interação com os colegas de trabalho. Dessa forma, além de garantir a produtividade, você auxilia no fortalecimento do vínculo social e emocional.

7. Como cada deficiência pode impactar a vida de cada pessoa de maneiras e graus de intensidade diferentes, é importante o recrutador verificar se a limitação do candidato não causa desconforto durante o exercício da função ao decorrer do tempo, além de observar seu estado mental perante a deficiência.

8. Alinhar com o candidato quais são as expectativas que a empresa espera de seu trabalho e ajudá-lo a perceber, que apesar da limitação física, ele consegue desenvolver diferenciais competitivos. É essencial manter feedbacks regulares sobre performance para auxiliá-lo em sua evolução profissional e neutralizar as eventuais frustrações que todos nós estamos sujeitos a ter.

O tema é vasto e levanta considerações que precisam ser avaliados com respeito e atenção a cada situação. E o ponto mais importante é manter a humanidade no centro do objetivo, oferecendo a oportunidade para essas pessoas se desenvolverem, como profissionais e cidadãos.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade