Alimentos que previnem o Envelhecimento

Quem quando criança não via a hora de chegar na adolescência, e depois na fase adulta? Quantas vezes pensamos, não vejo a hora de fazer 18 anos, não vejo a hora de começar a trabalhar, não vejo a hora de ter mais idade para ser dono do meu próprio nariz e tomar minhas decisões na vida?

As fases da vida quando vivemos parecem passar muito devagar devido nossas ansiedades, porém quando chegamos na última fase considerada idoso, já começamos a pensar mais sobre o envelhecimento e queremos parar um pouco esse processo, pois parece que está acelerado demais.

O envelhecimento não é uma doença e sim um processo natural e irreversível que todos os seres humanos vivenciam. Nossas células desde o nascimento estão em constantes renovação através de divisões celulares que acontecem a partir das células já existentes em nosso corpo, porém com o passar dos anos, vão ocorrendo danificações nas células, e esse processo de renovação, já não ocorre perfeitamente, o que nos leva ao envelhecimento do corpo.

E existe algum medicamento, alimento ou fórmula mágica para evitar esse processo?

Infelizmente não temos como parar o tempo, e todo esse processo, porém temos como chegar melhor nessa fase do envelhecimento, e amenizar alguns efeitos tomando alguns cuidados, e atenção aos nossos hábitos rotineiros, que nos deixarão com a pele, o corpo, a mente com melhor apresentação. Nosso corpo produz uma substância chamada radicais livres que favorecem o envelhecimento, e com eles contribui no aparecimento de manchas na pele, rugas de expressão e algumas doenças. Alguns alimentos possuem benefícios para combater os radicais livres e que podemos incluir em nossa alimentação diária, melhorando assim a nossa saúde e o nosso corpo.

Dicas de alguns alimentos:

Ricos em vitamina C (laranja, limão, acerola, caju, etc.) – Consuma pelo menos 1 fruta por dia com esse nutriente.
• Ricos em Vitamina A (cenoura, mamão, abóbora, damasco seco, etc.) – Caso o legumes seja consumido cozido, dê preferência ao processo de cozer no vapor, preservando melhor a vitamina. Não se deve cozinhar legumes em água, pois as vitaminas acabam sendo jogadas fora juntamente com a água após o cozimento. Outra dica é fazer palitinhos de cenoura para comer cru durante o dia na hora em que bater aquela ansiedade, e vontade de comer um doce.
• Verduras de cor escura (brócolis, couve, catalonha, almeirão, etc.) – Consuma de preferência cru em saladas. A couve pode ser batida com fruta, aproveitando inclusive o talo muito rico em nutrientes.
• Temperos – Como açafrão da terra também devem ser utilizados nas preparações.

E é claro a tão conhecida “Agua” que deve ser ingerida várias vezes ao dia para hidratar a pele e ajudar no bom funcionamento do organismo.

O mais importante é se preparar, pois o modo como você vive hoje irá determinar como será sua velhice. Pense nisso!

Dra. Rosana B. P. Veiga – CRN3 4684
Nutricionista com pós graduação em Gerontologia
Voluntária na orientação de nutrição da ABRAZ – Associação Brasileira de Alzheimer