04 ações para promover a saúde mental no ambiente de trabalho

Cada vez mais, as empresas demonstram preocupação em relação ao bem-estar psicológico de seus colaboradores. Isso porque estudos indicam que a saúde mental equilibrada resulta em maior produtividade e resiliência, permitindo que eles contribuam com o crescimento da empresa em um mercado cada vez mais competitivo.

Pensando nisso, é importante que a empresa desenvolva um ambiente que permita seus colaboradores a falarem a respeito livremente. E para isso, vamos falar sobre 4 ações simples que podem ser adotadas, confira:

1.FAZER UM DIAGNÓSTICO

Não existe um remédio mágico. Cada desafio demanda uma abordagem direta desde sua raiz e identificar suas origens é fundamental. E obter um entendimento real das preocupações só é possível por meio de uma escuta ativa e sincera dos colaboradores.

Pesquisas de avaliação do clima organizacional e manter os canais de comunicação abertos entre líderes e suas equipes são elementos vitais para isso.

2. PRATICAR A ESCUTA ATIVA

Os colaboradores só se sentirão à vontade para falarem sobre saúde mental se o tópico for tratado com naturalidade e a iniciativa deve partir dos gestores. Esses devem compartilhar suas experiências pessoais, expondo vulnerabilidades e deixando claro o comprometimento genuíno da empresa em lidar com as necessidades dos colaboradores.

3. COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE

Grande parte da ansiedade e do estresse decorre da falta de informação e de mudanças sem justificativas de última hora nos planos estabelecidos. Manter toda a equipe informada sobre os projetos em andamento, especialmente em relação a imprevistos e prazos, é de suma importância.

4. BUSCAR SUPORTE

Empresas que possuem grande número de colaboradores ou que enfrentam dificuldades em abordar a saúde mental no ambiente de trabalho, têm a opção de recorrer a empresas especializadas nessa área.

Esse suporte terceirizado pode realizar diagnósticos dos problemas, propor mudanças e disponibilizar serviços de terapia para os funcionários, de forma independente e maior assertividade.

À medida que todos reconhecem que o bem-estar dos colaboradores é fundamental para o sucesso da empresa, estratégias e ações como essas se tornam mais comuns e eficientes.