Gamificação como estratégia de engajamento

Gamificação é uma estratégia que auxilia empresas de todos os setores a desenvolver habilidades, engajamento e motivação em seus colaboradores, através do estímulo ação-recompensa.

Basicamente, a gamificação consiste em transformar o processo em um jogo, onde se oferece aos funcionários recompensas pela realização de determinadas tarefas, direcionando seus comportamentos de acordo com os objetivos da empresa.

Com uma abordagem mais lúdica, essas recompensas podem ser “medalhas” que acumuladas, fazem os participantes “subirem de patente” durante sua evolução no processo, quebrando dessa forma aquele caráter mais formal e monótono, existentes na maioria das ferramentas tradicionais. Essa característica “divertida” consegue aumentar tanto o número de participantes como a absorção do conteúdo trabalhado.

Isso acontece, porque ao conquistar o prêmio através do esforço investido, a sensação de recompensa vem através da liberação da Dopamina pelo organismo, neurotransmissor responsável pelo bom humor, que também atua diretamente no poder de concentração, memória e na execução de tarefas.

A relação “desafio-ação-recompensa” gera um ciclo virtuoso onde o colaborador busca sempre querer atingir os objetivos. Esse sentimento de motivação e realização conquistado em seu auge é chamado de estado FLOW.

A estratégia de gamificação está sendo aplicada com sucesso em muitas empresas para diversos setores, como em recrutamento e seleção, aplicação de testes ou durante treinamentos (Recursos Humanos), em campanha de vendas (equipes comerciais), além de programas de fidelização (para clientes), entre outras finalidades.

Alguns benefícios conquistados da gamificação:

• Aumento da performance da equipe de vendas
• Aumento do engajamento e no valor da marca nas mídias sociais
• Aumento da motivação dos colaboradores
• Promove a retenção de talentos
• Incentiva o desenvolvimento de novos produtos e serviços
• Promove a melhoria dos processos internos
• Motiva os colaboradores a trabalharem em equipe
• Fornece informações valiosas sobre o clima organizacional

Apesar dos pontos positivos, como toda ação de engajamento de funcionários, é preciso ter alguns cuidados como abordagem, alinhamento entre ação e objetivo, estrutura adequada e uma comunicação clara (Confira nosso post sobre engajamento clicando aqui). Vamos explorar mais esses pontos no próximo mês.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade