O engajamento de seus colaboradores como diferencial competitivo

Acabamos de passar por um dos períodos de crise mais longo do país. Empresas de todos os setores e portes, assistiram fornecedores e parceiros não resistirem a pressão, obrigando todos a readequarem suas operações, reduzir custos e depois, desenvolverem vantagens competitivas para um mercado mais agressivo. Perante este cenário, muitas empresas buscaram a solução dentro de si e redescobriram a importância de seu patrimônio mais valioso: o capital humano.

E uma organização que alinha seus valores com as expectativas de seus colaboradores, além de permitir que se engajem para atingir os objetivos da empresa, permite que eles planejem seu próprio crescimento dentro da corporação, retendo os talentos.

Engajar vai muito além de apenas transmitir uma mensagem. Para isso, é necessário identificar todos os perfis presentes no público interno, as expectativas individuais e conciliar as diferenças entre as gerações X e Y, além de transmitir as informações de forma coerente e clara, alinhando emoções como otimismo, resiliência, autoestima e ambição, com as características de cada personalidade, até despertar aquele sentimento de “se sentir fazendo parte” de algo maior, através de todos os canais de comunicação disponíveis.

O desafio para o RH fazer que os funcionários “vistam a camisa” é enorme. Ainda mais, considerando que o mercado exige uma rotina exaustiva, buscas constantes por resultados, o surgimento cada vez maior de concorrentes em segmentos muitas vezes já saturado, além de desafios cada vez maiores e em uma velocidade nunca vista antes.

É trabalhoso. Exige muito diálogo com os funcionários e total transparência no relacionamento, mas vale a pena. Porque a empresa que nutre um ambiente saudável e comunicação alinhada, inspira líderes a formarem equipes de alta performance com seus subordinados em todos os níveis, do topo até a base.

E uma equipe engajada é mais produtiva. Colaboradores cientes dos objetivos da empresa tem mais confiança em compartilhar informações e pensar em soluções para os desafios que surgem diariamente em suas atividades, saindo da passividade de apenas levar o problema para seu gestor.

Não é atôa, grandes gestores como Richard Branson (fundador e CEO do grupo Virgin), afirma que o principal patrimônio de suas empresas, são as pessoas que trabalham nelas.

E em tempos de reconstrução da economia, onde corporações que anteriormente não se preocupavam em estabelecer essa conexão com seu público interno, hoje descobrem que é mais rentável ter essa sinergia como vantagem competitiva, do que qualquer outro investimento em equipamentos, tecnologia ou estrutura.

E é missão do departamento de RH, estruturar os objetivos e visão de sua instituição e repassar de acordo com os anseios de cada pessoa, para que todos juntos, criem essa força motriz irresistível, movimentando a empresa para cima.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade