SUCO DETOX – Mitos e Verdades

O termo “Detox” vem sendo muito utilizado no mundo das dietas da atualidade e programas de emagrecimento. Também conhecido como “Suco Verde”, onde o ingrediente principal que é a clorofila traz benefícios ao organismo fazendo uma desintoxicação.

Com o consumo cada vez maior dos produtos industrializados, a alimentação vem seguida de muitos conservantes, aromatizantes, corantes, dentre outras substâncias químicas que seu corpo não utiliza.Tudo o que o organismo não aproveita, deve ser eliminado, porém o organismo retém essas substâncias conhecidas como toxinas, acumula impurezas e favorecem o aparecimento de inflamações e doenças.

Com tantas informações na mídia, em revistas, em conversas com amigos, na internet, sempre surge algumas dúvidas, pois nem sempre a informação vem de forma clara para um melhor entendimento.

SUCO DETOX emagrece?
NÃO!

Ele por si só não, porém junto com um plano alimentar de uma alimentação equilibrada, e exercícios físicos, contribui para a perda de peso e redução de medidas. As substâncias tóxicas se acumulam no tecido adiposo e impedem que os sinais de saciedade sejam enviados ao nosso cérebro, o que faz com que as pessoas comam em exagero sem perceber, além de propiciar problemas na pele, inchaços, dor de cabeça, gases, mal funcionamento do intestino, falhas na memória, dentre outras situações.

SUCO DETOX, pode ser substituído por refeição?
NÃO!

O processo de mastigação faz parte do funcionamento do organismo e deve ser feito, com exceção de pessoas com problemas de saúde que não possuem outra alternativa. Além disso as refeições como Almoço e Jantar, são as que devem ser consumidas alimentos da maior parte da necessidade do nosso organismo.

Podemos tomar o SUCO DETOX todos os dias?
SIM!

O Suco Detox é saudável e irá contribuir para eliminar as toxinas, porém sem exageros. O ideal é tomar 1 copo por dia, se possível em Jejum ou no intervalo das refeições em substituição ao lanche da manhã ou tarde, sempre contendo 1 fruta rica em vitamina C, 1 folha de cor verde escura e sem açúcar.

DIETA DETOX funciona após exageros?
NÃO!

A Dieta Detox não conserta o que sobrecarregou seu organismo pelo exagero, mas ajuda no trabalho do dia seguinte na eliminação das toxinas. Entre tomar ou não, com certeza, a melhor escolha é ingerir o suco detox.

A desintoxicação pode ser feita para qualquer idade com várias combinações, sempre respeitando a individualidade de cada um, e com orientação de um profissional nutricionista.

Alimentos que possuem clorofila, são os de cor verde escura como: Couve, salsinha, salsão, hortelã, agrião, espinafre, brócolis, chá verde, ervilhas.

Dica da nutricionista

• Ao fazer o seu SUCO DETOX, dê preferência aos produtos orgânicos. Não adianta fazer um suco com frutas e verduras que foram utilizados agrotóxicos no seu cultivo.
• O SUCO DETOX deve ser feito e tomado na mesma hora para não perder seu valor nutricional.
• Antes de mudar seus hábitos alimentares, é sempre bom consultar um profissional para esclarecer os pontos positivos e negativos, como também orientar onde pesquisar sobre o assunto de forma confiável.
• Sugestão do suco Detox 1 porção de fruta + 1 xícara de café da folha de sua preferência + 150 ml de água ou água de coco. Sem açúcar.

Fruta: Abacaxi ou laranja ou murkot ou maçã ou limão ou outra de sua preferência

Folha: Couve ou agrião ou hortelã ou salsinha ou salsão ou espinafre ou outra de sua preferência.

Nesses sucos podem ser acrescentados os alimentos termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo, lembrando que alguns deles é proibido para os hipertensos, motivo este de estar sendo indicado por um nutricionista que acompanha o tratamento.

Dra. Rosana B. P. Veiga – CRN3 4684
Nutricionista com pós graduação em Gerontologia
Consultora e auditora para empresas e estabelecimentos de alimentação
Atendimento home care, Casas de repouso e professora para cursos de cuidadores
Docente curso técnico de nutrição
Voluntária na orientação de nutrição da ABRAZ de Campinas – Associação Brasileira de Alzheimer