Os benefícios da Inteligência Artificial para o RH

Assim como no último artigo sobre “Como o People Analytics pode ajudar sua empresa”, a tecnologia está otimizando todos os processos de uma organização, tanto de produção como de gestão. É um caminho sem volta. E para o departamento de Recursos Humanos, outra ferramenta que se destaca é a Inteligência Artificial.

O que é Inteligência Artificial?

Basicamente, Inteligência Artificial é um campo da ciência da computação, que tem como objetivo desenvolver softwares que sejam capazes de processar dados, analisar, reconhecer padrões e aprender a partir deles, de modo que imite o cérebro humano.

Dois exemplos da aplicação da inteligência artificial em nosso cotidiano, é o assistente pessoal Siri, da Apple, e os chatbots, que simulam o atendimento humano em alguns sites empresariais.

Como a Inteligência Artificial pode ajudar o RH?

O Recursos Humanos cuida do bem mais precioso de qualquer empresa, seu capital humano. Justamente por isso, é o departamento onde mais pode se beneficiar dessa tecnologia em seus processos internos, tais como:

Recrutamento e Seleção

Algumas empresas já utilizam a Inteligência Artificial para ajudar tanto na definição do “perfil de persona” para uma vaga em aberto, como também na busca do candidato ideal para essa vaga. Com base em todas as informações disponíveis na internet, é possível localizar o profissional mais adequado no mercado avaliando suas competências, habilidade técnicas e comportamentais.

Avaliação de Candidatos

No caso de vários candidatos, a I. A. pode ajudar a selecionar quem seria o melhor profissional para a vaga, através de uma análise de dados racional, sem julgamentos subjetivos, adquiridos através do desempenho dos candidatos durante o processo de avaliação, como nas entrevistas, seus resultados nas dinâmicas de grupos e outros testes.

Treinamento e Desenvolvimento

A Inteligência Artificial também pode ajudar o RH a identificar eventuais pontos críticos de treinamentos e capacitação, dentro da organização, inclusive, apontando quais conteúdos devem ser aplicados para solucionar o problema.

Acompanhamento de Resultados

Um dos benefícios do I. A. é a capacidade de aprender sozinho, de acordo com as informações e resultados obtidos anteriormente, assim, o sistema é capaz de tornar as atividades do RH, como diminuir a rotatividade de funcionários e aumentar a produtividade, em operações com resultados cada vez melhores.

Estratégias Internas

Com todas as informações fornecidas pela Inteligência Artificial, o departamento de Recursos Humanos consegue orientar melhor a empresa em suas estratégias internas, principalmente no desenvolvimento de liderança em equipes, na retenção de talentos e no fortalecimento de sua cultura empresarial entre outros.

Mesmo ainda muito pouco explorado, o departamento de RH é onde a Inteligência Artificial mais pode ajudar uma empresa a se tornar mais competitiva e lucrativa.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade