Quais informações são importantes nos rótulos dos alimentos?

É fato a importância de saber o que contém os alimentos que vamos ingerir, mas, as pessoas leem e entendem o que está escrito nos rótulos dos produtos que compramos?

As pessoas com restrições alimentares, seja ela proveniente de uma alergia, intolerância, ou ainda por uma problema de saúde, necessitam conhecer a composição dos alimentos, como também as pessoas que não tem problemas de saúde, a fim de saber o que está sendo consumido. Isso ajuda o consumidor a fazer as escolhas conscientes do que irá comer, sem prejudicar a sua saúde.

Interpretar o rótulo é um desafio para muitas pessoas, pois é necessário um pouco de conhecimento nutricional para entender as quantidades descritas em relação ao tamanho da porção descrita nas embalagens, e avaliar o quanto representa para a necessidade diária. Os rótulos calculam a composição dos alimentos com base em uma dieta de 2000Kcal/dia.

Em enquete realizada por A Tribuna On-line, em que 478 leitores participaram, 51% dos internautas informaram que costumam ler os rótulos, 32% leem às vezes e 16% não prestam atenção a esse tipo de informação.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor durante o período de junho e julho de 2016 realizou uma pesquisa para saber se as pessoas sabiam ler e entender o que estava na tabela nutricional e os ingredientes que constam nos rótulos. Os resultados apresentaram que somente 25% das pessoas entendem totalmente o que está escrito na tabela nutricional e os ingredientes que constam nos rótulos. Outros 35% compreendem quase totalmente e 31%, parcialmente. Já 8% dos entrevistados disseram que compreendem muito pouco o que está escrito e 0,4%, nada.

Isso nos mostra que os rótulos não são compreendidos pela maioria das pessoas e ainda é necessário que se faça mais campanhas para explicar sobre as informações nutricionais, como também incentivar a leitura do rótulo antes de adquirir o produto.

Independente de termos ou não algum problema de saúde, o rótulo nos informa a quantidade de sódio, açúcar, gordura conservantes, corantes, dentre outras informações importantes para o nosso organismo, e que devem ser consumidas controladamente em nossa alimentação diária.

Alguns cuidados devem ser observados como:

• Lista de ingredientes que compõe o produto
• Informação nutricional
• Prazo de validade;
• Conservação

Dica da nutricionista: Nem sempre o açúcar vem descrito com o nome conhecido, podendo conter com outros nomes como glicose de milho, xarope de milho ou glicose, e para quem tem restrição quanto ao consumo de açuçar deve-se atentar a isso.

Outra descrição que devemos avaliar, é a respeito do diet e do light, onde o diet possui a suspensão total de determinado ingrediente na composição original do alimento e o light somente uma redução parcial.

O sódio também descrito deve ser avaliado, pois seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial.
Não compre produtos sem saber sua composição, pois pode ser prejudicial a sua saúde e o maior responsável é você.

Dra. Rosana B. P. Veiga – CRN3 4684
Nutricionista com pós graduação em Gerontologia
Voluntária na orientação de nutrição da ABRAZ de Campinas – Associação Brasileira de Alzheimer