Coronavírus e o Home Office

O novo coronavírus acelerou a tendência do Home Office. Segundo a FGV, estimasse que o trabalho remoto cresça 30% após o fim do isolamento social imposto pela pandemia e muitas empresas, se viram obrigadas a mudar drasticamente suas culturas organizacionais.

Justamente por isso, trouxemos essas dicas para ajudar o departamento de RH, a manter a sua equipe remota, produtiva e motivada.

ESTRUTURA EM CASA
Com essa necessidade de adaptação rápida, a empresa precisa ficar atenta a estrutura tecnológica que oferece ao funcionário e mapear as possíveis dificuldades, tais como acesso à internet, softwares, ferramentas online entre outros.

PLANEJAMENTO DO DIA
A rotina em casa pode ser diferente da empresa, então ajude os colaboradores a planejarem as atividades do dia. Sobre as entregas e prazos, combine de forma periódica, diariamente ou semanal, dependendo da complexidade do projeto.

REDES SOCIAIS
Oriente a limitarem o acesso as redes sociais durante o tempo de trabalho.

RESPEITE OS HORÁRIOS
No início, pode ser desafiador respeitar os horários de trabalho em casa, como na empresa. Então ajude a montar um cronograma: início do expediente, horário de almoço, pausas e fim do expediente. Cada colaborador possui uma dinâmica familiar diferente, é importante adaptar os horários regulares de trabalho, alinhados com essa dinâmica;

PEQUENAS PAUSAS
Aconselhe a programarem pequenas pausas durante o dia, para tomarem um café ou esticar o corpo.

FAMÍLIA
Inclua no cronograma, os horários para eles interagirem com a família, porque os filhos e outros familiares, também estarão em casa se adaptando a nova rotina e realizando suas próprias atividades;

MANTENHA A EQUIPE UNIDA
É muito importante manter o sentimento de equipe e a motivação dos colaboradores que estejam trabalhando em home office. Incentive as interações com os outros colegas de trabalho através das ferramentas de conferências online. Organize reuniões estratégicas, de entrega de tarefas, checagem das atividades ou simplesmente sociais.

SEJA FLEXÍVEL
No começo, não seja tão exigente. Todos estão aprendendo com essa nova realidade e os colaboradores podem apresentar reações diferentes e algumas até prejudiciais, como ansiedade, stress ou depressão. Nesse momento, ajude os líderes a ouvir e orientar seus colaboradores superarem esses desafios.

Já escrevemos anteriormente sobre o home office, para conferir é só acessar “Home Office – Como implantar com sucesso” e o “Home Office – Benefícios e Desafios

Boa leitura e até a próxima!

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing e Comunicação