Como ser feliz e bem-sucedido, segundo Harvard

Ao decorrer do ano publicamos artigos com o objetivo de auxiliar gestores e profissionais de Recursos Humanos a impactarem positivamente seu ambiente de trabalho. Mas se pessoas não se sentirem felizes naquilo que fazem, de nada adianta todo o esse esforço.

Pensando nisso, a universidade de Harvard fez uma pesquisa para avaliar, o que realmente torna as pessoas felizes e bem-sucedidas. Quem publicou esse estudo foi Shawn Achor, em seu livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz”.

Basicamente, seu estudo aponta: O sucesso não traz felicidade, a felicidade traz o sucesso.

Para descobrir isso, ele avaliou diversos grupos (por exemplo, equipes de vendas), e dentro desses grupos se concentrou em avaliar os três colaboradores que demonstravam ter performances muito superiores que seus colegas. E todas essas pessoas bem-sucedidas tinham uma característica em comum: se diziam felizes!

Segundo Shawn, para sermos felizes (e bem-sucedidos) precisamos seguir as 05 dicas abaixo:

Dica 1. A felicidade traz o sucesso

Normalmente as pessoas invertem isso, imaginando que serão felizes quando conseguirem algo antes: “Só conseguirei ser feliz depois que conseguir a promoção”, ou “Eu ficarei feliz depois que viajar para Europa”. Mas esse tipo de felicidade é passageira, pois logo já vem outro objetivo e colocamos nossa felicidade dependente do novo desejo.

Em seu estudo, Shawn explica que a inteligência e a habilidades técnicas influenciam apenas em 25% no sucesso do colaborador. Os outros 75% vem simplesmente da sua atitude e otimismo.

Em outras palavras, o otimismo gera felicidade.

2. Veja os problemas como desafios, não como ameaças

Estudando as várias equipes, Shawn percebeu que apesar de estarem passando por um período de grande estresse, haviam alguns colaboradores que não se abalavam com a constante pressão.

E logo identificou que essas pessoas, tinham uma única diferença do restante da equipe: elas enxergavam os problemas como desafios a serem superados, e não como ameaças!

3. Para o dobro de trabalho, você precisa do dobro tempo com os amigos

Logo após de terminar seu trabalho de graduação, Shawn se tornou um inspetor em Harvard, com a missão de auxiliar outros novatos a se adaptarem ao ritmo competitivo e estressante da vida acadêmica. Logo ele percebeu que todos os calouros que investiam todas suas energias em longas horas de estudos, sem pausas, não atingiam os resultados desejados nas notas.

Shawn aponta que manter relacionamentos sociais saudáveis, como família e amigos, é fundamental para ajudar a suportar os momentos de pressão, tornando os desafios mais fáceis de serem superados.

4. Seja grato pelas pequenas coisas

A felicidade não está nas grandes acontecimentos, mas sim naquelas pequenas conquistas do dia a dia. Segundo Shawn, a felicidade está em pequenos hábitos regulares, que tornam nossos dias mais leves.

Para isso, seguem exemplos de pequenas atitudes que podem ajudar a ser feliz:

• Elogie alguém sinceramente, todos os dias
• Faça uma lista de coisas por qual você é grato
• Pratique exercícios físicos regularmente
• Tire um tempo para meditar

Dica 5. A regra dos 20 segundos

Muitas vezes estamos em uma situação desconfortável e sabemos exatamente o que precisamos fazer para superar, porém, algo nos impede de começar. É o que Shawn chama de “energia de ativação”.

É importante reduzirmos a “energia de ativação” necessária. Criar facilidades e eliminar qualquer dificuldade durante os primeiros 20 segundos do novo hábito, permite que a nova atividade seja realizada com sucesso.

O ambiente corporativo e a competitividade do mercado pode drenar nossa energia, gerando ansiedade, frustração e até depressão. Justamente por isso é muito importante termos boas práticas para mantermos motivados, competentes e o mais importante, felizes!

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade