Por que comer traz uma sensação de prazer e felicidade?

Você já ouviu falar que “Comer é um dos prazeres da Vida”? Uma grande parte das pessoas concordam, mas comer, vai além do prazer, também é uma necessidade, uma vez que o alimento é o combustível para o nosso organismo. Quando comemos nosso cérebro libera substâncias químicas de prazer, e por esse motivo nos sentimos bem. Essa sensação também ocorre com as drogas e o álcool. Ficamos no meio de uma decisão, de um lado a busca do prazer que o alimento proporciona, e do outro a nutrição, onde temos que escolher alimentos saudáveis com nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo.

Quando comemos podemos sentir alegria, tristeza ou prazer. Aquele velho ditado popular: “Isso é um manjar dos deuses”, é possível sentirmos, quando ingerimos algum alimento que nos leva a ter sensações que fazem bem ao nosso organismo. Aquele pedaço de bolo confeitado, aquele chocolate e outras guloseimas, nos enchem a boca de água quando pensamos nelas, e nos causam boas sensações. Mulheres em seu período menstrual, possuem alteração de humor e orgânicas, e acabam se satisfazendo com alimentos ricos em açúcar diminuindo assim a tensão, irritação, e causando tranquilidade momentânea.

Mas, essas sensações vão muito além do que imaginamos, e tem uma explicação científica. Alguns alimentos tem nutrientes capazes de aumentar a produção de neurotransmissores que são conhecidos como dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina. Todas essas substâncias liberadas geram sensações de prazer e bem estar. Temos em nosso cérebro uma região denominada de centro da recompensa que quando estimulada libera a dopamina, e gera a sensação de prazer. Pesquisas realizadas pela neurofisiologia demonstram que a dopamina no centro da recompensa se eleva muito durante as refeições, motivo este, de muitas pessoas buscarem na alimentação esse prazer.
Muitos momentos que passamos com a família e amigos se dão ao redor de uma mesa, com uma grande variedade de comidas e bebidas. Além do prazer de estar com pessoas queridas, vem o prazer de ingerir determinados alimentos que aumentam a nossa sensação de felicidade.

Alguns alimentos ricos em gordura e açúcar, ativam o ciclo de recompensa do cérebro, e liberam a dopamina e serotonina, motivo este, de muitas pessoas ingerirem alimentos como: frituras, salgadinhos, chocolates e doces em geral, sem pensar no amanhã. O efeito de prazer é imediato quando ingerimos algum doce, e esse efeito de duração, pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com cada metabolismo.

Dica da nutricionista: Alerta aos alimentos que a princípio nos causam prazer momentâneo e num segundo momento nos trazem a culpa pelo exagero e causam angústia. Vamos buscar o prazer sim, porém, com atenção as nossas sensações durante e depois de ingerir determinados alimentos.

Não ficar horas sem comer algo, pois você pode exagerar nas quantidades sem perceber.

O exercício físico também tem seus benefícios, pois aumenta a produção de serotonina e endorfinas, proporcionando sintomas de felicidade, vamos aproveitar e usufruir dessa pratica no nosso dia-a-dia, aliado aos alimentos mais saudáveis, que trazem sensações de bem estar.

Dra. Rosana B. P. Veiga – CRN3 4684
Nutricionista com pós graduação em Gerontologia
Voluntária na orientação de nutrição da ABRAZ de Campinas – Associação Brasileira de Alzheimer