Como se alimentar para manter o pique no carnaval

E uma das festas mais populares acontece em Março esse ano de 2019, conhecida como “Carnaval”. São 5 dias de folia e gastos excessivos de energia, desgaste corporal que saem fora da rotina do nosso dia-a-dia. Com isso é importante ficarmos atentos para que nosso organismo passe bem, e possamos aproveitar todos os dias se divertindo e curtindo a festa.

Dicas para se sentir bem, manter a saúde sem prejudicar o corpo, e garantir a diversão em todos os dias:

• Não pular nenhuma refeição. Caso o local em que estiver não tiver como realizar “todas” as refeições completas, opte por comer várias vezes lanches rápidos contendo cereais, frutas, sucos e água. Atenção ao armazenamento desses alimentos para que não estraguem. As barrinhas de cereais, mix de castanhas e frutas secas são uma boa opção para não ficar longos períodos sem se alimentar.

• Pela manhã faça um café da manhã reforçado.

• Coloque em todas as refeições do dia pelo menos um carboidrato, dando preferência, se possível aos integrais (massas, cereais e grãos), 1 proteína, 1 legumes, 1 verdura e 1 fruta.

• Alimentos ricos em sais minerais são fundamentais, pois a perda através do suor e do esforço físico intenso são grandes. Dê preferência a frutas que possuem bastante líquidos, como a melancia, abacaxi, melão, dentre outras. A água de coco é uma excelente opção para reposição de sais minerais, pois além de saborosa, refrescante é saudável. Prefira ingerir da própria fruta e não industrializada.

• Evite comer frituras e alimentos gordurosos, pois eles deixam o organismo com a digestão mais lenta, corpo pesado, azia, dentre outros sintomas indesejáveis e vai atrapalhar a diversão.

• Se for para praia, cuidado com os alimentos vendidos, pois nem sempre são feitos com higiene e estão em temperaturas adequadas, o que pode contribuir para uma intoxicação alimentar. Esqueça aqueles espetinhos de camarão, queijo coalho e outras guloseimas vendidas na areia, pois são alimentos que podem trazer risco ao seu organismo.

• Falar para não ingerir uma gelada ou outra bebida alcoólica, seria o ideal, porém sabemos que isso não é feito, então, beba com moderação, e não se esqueça da hidratação. Aumente seu consumo de água intercalando com a bebida alcoólica. Exageros com as bebidas alcóolicas prejudicam o funcionamento do fígado.

• Evite alimentos ricos em sódio, dentre eles, os industrializados, sucos de caixinha, sucos em pó, pois contribuem para retenção de líquidos no organismo e elevam a pressão arterial.

Saber escolher os alimentos faz toda a diferença sem prejudicar o organismo e aproveitar os momentos de prazer nesses dias de folia.

Dra. Rosana B. P. Veiga – CRN3 4684
Nutricionista com pós graduação em Gerontologia
Voluntária na orientação de nutrição da ABRAZ de Campinas – Associação Brasileira de Alzheimer