Análise de Perfil Comportamental é tendência para o RH

Em uma época de retomada de economia e concorrência cada vez mais acirrada, o Recursos Humanos é cada vez mais importante e estratégico para o fortalecimento da empresa, principalmente, na busca e seleção dos profissionais adequados para reforçar a equipe.

Inteligência Artificial, Automação de Processos, People Analytics e a utilização de Realidade Virtual, são algumas ferramentas que vão se destacar nos próximos anos. Vamos falar sobre um ponto que não é novo, porém, tem ganhado cada vez mais importância: Perfil Comportamental.

“Contratado pela competência, demitido pelo comportamento”, já ouviram (ou leram) essa frase?

Por muito tempo, basicamente as informações mais importantes de um currículo eram Formação acadêmica, Qualificações e Experiência, não levando em consideração o Comportamental. Esse último se manifestava no médio prazo (vezes até no curto), transformando aquele candidato perfeito em um péssimo profissional.

Para evitar mais desperdícios de tempo, energia e dinheiro com contratações equivocadas, cada vez mais empresas tem adotados ferramentas para identificar entre os candidatos, qual possui o perfil comportamental mais adequado para a vaga em aberto.

Existem inúmeras metodologias de composição de perfis comportamentais, forma de aplicação e mensuração disponíveis, avalie quais atendem melhor a necessidade da empresa.

A importância do perfil comportamental

Basicamente, o objetivo é estudar a mente do candidato, conhecer seu histórico profissional e assim, tentar prever quais atitudes ele apresentará em determinadas situações, considerando quais seriam as adequadas, quais as inapropriadas e se estão condizentes com os objetivos da empresa.

Para que isso aconteça da forma mais assertiva possível é imprescindível que os testes e avaliações, sejam realizados por profissionais especializados, aplicados através de uma série de perguntas tanto sobre os conhecimentos técnicos para o exercício da função, como também sobre cenários hipotéticos, situações de crise e opiniões pessoais.

Dessa forma, o RH terá mais informações sobre cada candidato, tais como:

• Quais os níveis de energia da pessoa?

• Como o candidato reage sob pressão?

• Qual é o grau de resiliência?

• Tem postura proativa ou reativa?

• Qual o seu estilo de liderança?

• Quais são as habilidades de comunicação?

• Consegue trabalhar em equipe?

• Qual sua reação perante seus gestores?

• Possui versatilidade para apresentar soluções para os clientes?

• Ela busca alcançar seus resultados de forma ética?

• Qual seu grau de empatia com os colegas de trabalho?

As perguntas acima são apenas alguns dos aspectos a serem levantados (dos quais muitos nem o candidato sabe que possui), que podem identificar pequenos sinais de alertas sobre o comportamento do futuro colaborador, se criará problemas de relacionamento com os outros funcionários, se entregará os resultados desejados e até quais os planos dele, para o futuro dentro da empresa.

Para isso, é muito o RH já ter bem definido com o futuro gestor, quais comportamentos eles desejam atrair para preencher a vaga, porque cada função, cargo, atividades e até mesmo o estilo de liderança do gestor, apenas preferem perfis de comportamentos diferentes.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade