Alimentos que ajudam a manter seu bronzeado por mais tempo

E quando chega o verão, a maioria das pessoas quer estar com a pele mais bronzeada, principalmente as mulheres que gostam de deixar as marquinhas para dar um toque especial na beleza do corpo.

Independente de raça, todas as pessoas possuem as células produtoras de melanina, conhecidas como melanócitos encontrados na pele, na camada basal da epiderme, no sistema nervoso central e na retina. A melanina é um dos responsáveis pela coloração da pele e auxilia na proteção celular contra a radiação solar. O nosso bronzeamento ocorre devido uma defesa natural do organismo na exposição ao sol, que provoca maior produção de melanina gerando a cor mais escura na pele.

O sol também é importante para a nossa saúde, uma vez que ativa a metabolização da vitamina D e contribui na absorção do cálcio, auxiliando na prevenção da osteoporose (doença que enfraquece os ossos e facilita fraturas). Além disso, emitem raios ultravioletas do tipo A e UVA, que podem trazer consequências tanto a curto prazo, como também a longo prazo para a saúde, se exagerado.

O horário recomendado pelos médicos dermatologistas para evitar a exposição ao sol, deve ser entre as 10h e 16h, momento este em que a radiação está mais forte e é prejudicial à saúde. Nesse horários é imprescindível o uso do protetor solar. Nos horários fora de risco ficar por um período de 15 a 20 minutos, sem o uso do protetor solar, pois o mesmo impede a absorção da vitamina D, porém a orientação médica deve ser sempre seguida para o seu tipo de pele.

E para conquistar uma cor mais bonita e mais tempo em seu corpo, existem alguns alimentos que ajudam nesse processo naturalmente, além de serem benéficos para sua saúde.

• Alimentos ricos em ômega 3 contribui para absorção do betacaroteno no corpo agindo em conjunto com vitamina C e licopeno. São encontrados nos peixes (atum, sardinha, salmão, bacalhau, linguado, arenque, pescadinha), oleaginosas (nozes, pistaches, avelã, amêndoas), sementes (chia, quinoa e linhaça), e couve.

• Alimentos ricos em vitamina A juntamente com o betacaroteno contribuem para produção de melanina e contribui para conquistar a cor bronze. São encontrados principalmente em fígado, gema de ovo. Alguns alimentos possuem carotenoides que são transformados em vitamina A após a ingestão de cenoura, espinafre, manga e mamão.

• A vitamina C contribui tem ação antioxidante e protege contra a radiação. Encontrados em Laranja, limão, acerola e morango.

O consumo deve ser diário pelo menos 3 porções e com variedade na escolha dos alimentos. Devemos ter cautela e não exagerar, principalmente nos alimentos fontes de vitamina A, pois a cor pode ficar alaranjada e levar a carotemia.

Importante ressaltar que pessoas que não tomam sol com frequência e idosos são indicados a usar suplementos de vitamina D após realização de exames e orientação com médico e/ou nutricionista.

Dica da nutricionista: Coma os legumes, frutas e verduras cruas ou em forma de sucos, misturando sempre 1 legume, 1 verdura e 1 fruta e garanta seu bronzeado o ano inteiro. Experimente o suco de maracujá, cenoura e couve, além de delicioso, pode ser um forte aliado ao seu bronze.

Com a alimentação equilibrada e o corpo hidratado, sempre ingerindo diariamente em média 2 litros de água, com certeza fica mais fácil deixar a pele bonita.

Dra. Rosana B. P. Veiga – CRN3 4684
Nutricionista com pós graduação em Gerontologia
Voluntária na orientação de nutrição da ABRAZ de Campinas – Associação Brasileira de Alzheimer