Como elaborar estratégias de endomarketing
No último texto, falamos sobre a importância do engajamento de valores como diferencial competitivo para as empresas em momentos de crise, mas como a empresa pode conquistar o comprometimento de cada colaborador?
Durante a guerra fria, é famosa a rivalidade que EUA e União Soviética tinham sobre quem colocaria primeiro o homem na lua. E como os soviéticos estavam na frente, o presidente americano se comprometeu com toda a nação, que até o final da década de 60 eles colocariam o homem na lua e o trariam de volta em segurança (ainda bem!). Mas o que poucas pessoas sabem, é que durante uma das coletivas de imprensa na NASA, um jornalista querendo descontrair perguntou para uma das faxineiras que limpavam o auditório, o que ela estava fazendo ali, que prontamente respondeu: “Estou ajudando a colocar o homem na lua!”.
Como podemos incorporar em cada funcionário, o sentimento de executar suas atividades com a visão de conquista de um propósito maior?
Não dispomos da verba da NASA, porém, algumas ferramentas de comunicação interna podem ser utilizadas com recursos mínimos, desde que, alinhadamente aplicadas a uma estratégia e com objetivos bem definidos: O que fazer? Como implantar? Quais são as etapas? E os prazos para execução? Quem será responsável em desenvolver as ações? E o mais importante: minha mensagem, está condizente com os valores culturais instituídas pela organização?
O endomarketing, deve alinhar a visão de futuro da empresa com os interesses de seus funcionários, que pode ser desenvolvido das seguintes formas:
• Práticas de reconhecimento;
• Estímulo a criatividade;
• Aperfeiçoamento profissional e pessoal;
• Diálogo aberto e transparente (evitando assim o “rádio peão”);
• Mensagens frequentes: simples, curtas e claras, com visual atrativo.
Porque dessa forma, conseguimos:
• Os colaboradores se sentem ouvidos pela empresa;
• Transmitimos a mensagem conforme os funcionários querem ser atingidos;
• Todos compreendem e tem consciência que são responsáveis pelo sucesso;
• Se sentem comprometidos a agir, porque sabem que empresa e funcionários compartilham do mesmo objetivo.
E como desenvolver um planejamento estratégico que integre todas as ferramentas de comunicação possíveis, digitais e impressas, para que todos sejam impactados, sensibilizados e partam para a ação? Para responder essa questão, precisamos preencher os pontos essenciais para a elaboração eficiente de Endomarketing, são elas:
1) Definir o problema a ser resolvido;
2) Entender a origem desse problema;
3) Estabelecer qual resultado se deseja alcançar;
4) Envolvimento e apoio dos líderes (formadores de opinião);
5) Perfil do público-alvo (escolaridade, gênero, função etc);
6) Definir o planejamento e quais ferramentas serão utilizadas;
7) Executar as ações e estabelecer uma frequência regular;
8) Mensuração dos resultados e eventuais ajustes.
O assunto é abrangente, e dependendo da cultura da empresa e das oportunidades que se deseja explorar junto com seus colaboradores, dezenas de ferramentas de comunicação interna podem ser sugeridas, porém, acreditamos que se não tivermos bem definidos o “porquê”, o “ponto de partida” e o “onde queremos chegar”, as ações se tornam aleatórias, que apesar da energia investida e ótimas intenções, pode não trazer resultados concretos.
Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade