A Nutrição e o Endomarketing

Vestir a camisa da empresa seja no trabalho ou fora dele, contribui para aumentar seu número de aliados do negócio, e também para resultados positivos, além da redução do turnover (índice de rotatividade de funcionários). Uma vez que existe um vínculo emocional entre o empregador e seus colaboradores, pode-se dizer que é um casamento do funcionário com a empresa.

O marketing começa de dentro pra fora, e essa estratégia de endomarketing bem utilizada, ajuda a criar e desenvolver uma imagem de um bom lugar para se trabalhar, gerando prazer e bem estar, além, de um bom clima organizacional.

Importante ressaltar que a utilização dessa estratégia não é custosa para a empresa, uma vez que visa conquistar os colaboradores da empresa, desenvolvendo um relacionamento saudável entre a empresa e o funcionário. Pequenos gestos como comemoração dos aniversariantes do mês, bate papo matinal descontraído conversando sobre as melhorias, elogios, dentre outros assuntos, fortalecem o vínculo entre ambos.

“As organizações precisam atrair pessoas, retê-las, reconhecê-las e recompensá-las, motivá-las e satisfazê-las” (PETER DRUCKER, 1995) e nesse contexto está inserido o profissional nutricionista, responsável por toda uma equipe de profissionais que realizam as refeições para chegar até seus clientes. E uma das funções da nutricionista, dentre outras, é contribuir para que os funcionários estejam bem informados, preparados e satisfeitos. E para o funcionário, saber que é parte integrante de contribuir também para levar a promoção da saúde para as pessoas, faz com que todos trabalhem de forma espontânea, e não como uma obrigação.

A “Saúde” é fundamental para a vida, e a responsabilidade de empresas que oferecem refeições para seus clientes é grande, sendo um desafio permanente. As estratégias utilizadas na promoção de alimentos junto com a educação nutricional é vital para um marketing da empresa.

A utilização dessa ferramenta chamada endomarketing junto a nutrição, além de, levar até o seu cliente um serviço de qualidade, promove a imagem da empresa, uma vez que os funcionários acabam tendo uma visão de consumidores e como tal, uma maior dedicação no processo produtivo da empresa.

Texto escrito por:
Dra. Rosana B. P. Veiga – Nutricionista Gerontóloga