Alimentação X Câncer

O mês de outubro é dedicado a “Luta Mundial Contra o Câncer de Mama” que vem aumentando de maneira significativa a cada ano. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), estimou-se em 2016 cerca de 57.960 casos da doença, o que representa uma média de 56,2 casos por 100.000 mulheres. Os tipos de Câncer mais frequentes são de cólon e reto, próstata e mama feminina.

A prevenção é uma das etapas importantes, e devemos ficar atentos quanto a ingestão de alguns alimentos, que contribuem para o controle de fatores de risco como: obesidade, diabetes mellitus tipo 2, Osteoporose, Colesterol e que diminuem o risco de desenvolver o câncer.

A alimentação desempenha um papel importantíssimo na prevenção do Câncer, como também na promoção da doença, uma vez que a alimentação e a nutrição adequada pode reduzir em 28% os riscos da mulher desenvolver um câncer de mama. E é nesse cenário que a alimentação saudável ocupa um lugar de destaque em nossa vida.

Cada vez mais escutamos que devemos controlar e escolher o que comemos para uma Vida Saudável e é nesse contexto que devemos ter em mente que o alimento é nosso aliado e não nosso inimigo.

Comer é um dos prazeres da vida e é necessário comer mais consciente e ficar atentos quanto as necessidades do nosso corpo para não confundirmos com ansiedades que contribuem para ingestões de alimentos em excesso que não trazem benefícios a saúde.

Alimentos que contribuem para prevenção:

• Peixes de águas frias ricos em ômega 3 e ômega 6 (Sardinha, salmão, truta, bacalhau, etc.,), onde ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e elevam a taxa do colesterol bom (HDL), como também reduzir o triglicerídeos;
• Cereais integrais (aveia, linhaça, chia, quinoa, etc.,) que são ricos em fibras e contribuem para reduzir a absorção de gorduras, melhorar o trânsito intestinal e eliminar toxinas;
• Frutas vermelhas (Morango, amora, mirtilo (blueberry), framboesa agem como antioxidantes no organismo e eliminam radicais livres do organismo, que se acumulados causam danos ao DNA das células e sofrem mutações provocando o câncer;
• Cenoura e brócolos, rica em sulforafano, componente que elimina carcinógenos do organismo;
• Romã, é um antioxidante, rica em ácido elágico que parece inibir enzimas que desempenham papel na geração do câncer de mama;
• Feijão, lentilha, espinafre, rica em folato, fibras e ferro que contribui para manter a saúde das células;
• Ovos, rico em colina e está associado a 24% de redução de câncer de mama de acordo com um estudo feito em mais de 3.000 mulheres;
• Azeite de Oliva, rico em antioxidantes (flavonoides) que associado a vitamina E reduz os níveis de glicose e triglicerídeos no sangue.

Aliados a alimentação, é importante a prática dos exercícios físicos, a ingestão de água e líquidos, manter o peso adequado e não fumar.

Nunca é tarde para adotar medidas preventivas. O equilíbrio e a moderação na alimentação é o melhor caminho para reduzir as chances de desenvolver o câncer.

Dra. Rosana B. P. Veiga – CRN3 4684
Nutricionista com especialização em Gerontologia