A Importância da Gestão de Conflitos – Parte 1

Um ambiente de trabalho carregado por conflitos entre seus profissionais é desastroso em qualquer instituição. Por isso, é importante promover um ambiente organizacional harmonioso e mantê-lo produtivo. Ainda mais, se sabemos que divergências de ideais serão uma constante em qualquer ambiente, onde há um grupo de pessoas.

Imagine os potenciais conflitos que podem surgir, se analisarmos que dentro de uma corporação, existe a seguinte cadeia de relacionamentos:
• Entre os diretores e acionistas;
• Entre diretores e gerentes de setor
• Gerentes e coordenadores se relacionando com os outros setores
• Entre coordenadores e os operários da produção
• Além do relacionamento com fornecedores e terceirizados.
• E ainda, o relacionamento com os clientes

Não é difícil imaginar que os desafios, objetivos e interesses de um colaborador, possa entrar em conflito com os interesses profissionais (e até pessoais) de outro colega.

É importante avaliarmos que conflitos não ocorrem apenas entre duas pessoas, mas também entre departamentos e até empresas. Quando isto acontece, causa uma reação em cadeia gerando muitos outros atritos em paralelos, que resulta em desperdício de energia emocional e até financeira, para todos os envolvidos.

Para o RH ter sucesso em como gerenciar de forma eficiente estes inerentes embates, é muito importante ter consciência das informações: Qual é o Tipo e a Causa do conflito.

Sobre o Tipo, podem ser basicamente 03:

Pessoais: quando envolvem sentimentos contraditórios ou motivação discrepante com os valores da própria pessoa, que pode gerar alto nível de estresse e até comportamentos inadequados com o ambiente de trabalho.

Interpessoais: quando dois ou mais colaboradores possuem ideais ou objetivos diferentes, ocasionando discussões e mal-estar entre seus colegas, no ambiente de trabalho.

Intergrupal: quando setores da mesma empresa possuem posicionamentos diferentes, em relação a determinadas atividades ou projetos.

E sobre as suas Causas, elas podem ser:

Objetivos conflitantes: impasses entre diretorias e departamentos, podem surgir por terem metas isoladas e incoerentes, quando analisadas com os objetivos dos demais setores da empresa. Comunicação interna ineficiente, medidas emergenciais aplicadas num setor sem avaliar o impacto nas demais áreas e a falta de um planejamento estratégico, são suas principais origens.

Resistência às Mudanças: seja por força de mercado, concorrência ou exigências dos clientes, as empresas sempre estão sujeitas a se adaptarem as novas situações e ambientes. As mudanças sempre causam desconforto, pois podem representar demissões, cortes de custos, reestruturações entre os setores ou a realocação de profissionais. A falta de informação, sobre o seu próprio futuro faz os profissionais se tornarem resistentes as mudanças.

Escassez de Recursos: Verbas, tempo e até pessoas, são recursos limitados para a instituição, a disputa por eles entre os profissionais e departamentos, podem causar conflitos de interesses. Isso acontece porque a empresa não deixou claro para os gestores, as suas necessidades imediatas e os motivos de priorizar os recursos para determinados projetos.

No próximo texto, vamos falar sobre as medidas que o departamento de RH pode administrar para a boa resolução dos embates e quais estratégias podem ser aplicadas para sua prevenção, com o objetivo de manter um ambiente colaborativo e produtivo.

Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade