Alimentação e a Saúde do Homem

Seguindo a comemoração de Outubro Rosa dedicado as mulheres, vem Novembro Azul para os homens. A cada 3 mortes de pessoas adultas, 2 são de homens. segundo o Ministério da Saúde, o que significa que o tempo de vida deles é de 7,6 anos menor que das mulheres.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo, e o mais prevalente em homens em idade avançada. A saúde sexual dos homens é prejudicada por fatores como estresse e má alimentação.

Os homens possuem uma estrutura corporal diferente das mulheres, pois existe maior quantidade de massa magra, levando a uma necessidade proteica e calórica maior, e com isso, acabam exagerando no consumo de carnes e gorduras, levando ao aparecimento de DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis). Os homens ainda estão mais suscetíveis a doenças cardiovasculares. Os fatores genéticos e hereditários contribuem com algumas doenças e não temos como fugir, porém todos os outros são evitáveis e estão de acordo com o estilo de vida.

Já observaram a montagem de um prato de refeição dos homens em comparação ao das mulheres?

Geralmente a quantidade de carnes gordas, frituras e carboidratos é muito maior, e quase sempre esquecem das saladas. Os homens exageram nas bebidas alcóolicas ingeridas como: uísque, cerveja, dentre outras.

As mulheres são mais preocupadas quando o assunto é Saúde do que os homens, principalmente em relação ao corpo, porém atualmente os homens estão mais atentos a isso, e se cuidam mais. A preocupação não deve ser somente quanto a aparência, mas sim como um todo, lembrando que Saúde é o bem estar físico, mental e social.

Em todas as fases da vida é importante ter cuidados com a alimentação, porém a partir dos 35 anos a atenção deve ser redobrada. Os homens a partir dos 50 anos, perdem 1% de seu peso em músculo a cada ano, e alguns cuidados devem ser tomados e modificados em seu estilo de vida.

Cuidados com a Alimentação:
• Substituir a gordura animal (saturada) por óleos e gorduras vegetais;
• Consumo de alimentos integrais ricos em fibras, dentre eles a Aveia que ajudam no controle de algumas patologias como o diabetes Tipo 2, uma das causas da impotência sexual.
• Alimentos ricos em Ômega 3, dentre eles o peixe, consumir no mínimo 1x semana, ajuda a prevenir problemas cardiovasculares.
• Frutas, legumes e verduras todos os dias nas porções necessárias.
• Dê preferência aos alimentos orgânicos, pois não possuem pesticidas, hormônios, antibióticos ou qualquer outra substância que não seja natural.
• Evite consumir alimentos industrializados, processados e refinados.

Alguns estudos realizados em Harvard (EUA) mostram que o tomate possui uma substância chamada licopeno que pode reduzir o risco de câncer de próstata e diminuir a expansão do tumor. O licopeno está presente em alimentos de coloração vermelha como: melancia, goiabas e mamão papaia.

Importante não esquecer que a prática do exercício físico é fundamental e é um aliado a alimentação saudável e equilibrada

Dra. Rosana B. P. Veiga
Nutricionista com especialização em Gerontologia – CRN3  4684