A importância da prevenção de um ambiente de trabalho tóxico

Todo mundo em algum momento, já precisou trabalhar sob pressão. Esse estresse pode ter sido causado porque uma meta que não foi atingida, algum projeto atrasado ou pela perda de um grande cliente. Não importa, trabalhar em momentos de estresse é inerente em qualquer profissão.

O problema é, o que fazer quando esse estresse é imposto constantemente pelos próprios colaboradores?

Até pouco tempo atrás, era normal os gestores terem um perfil de liderança com abordagem de ameaça e poder. Hoje, a maioria das empresas já perceberam que manter um ambiente de trabalho acolhedor, torna seus colaboradores mais produtivos e criativos, além de reduzir (e muito) os custos com turnover e absenteísmos.

Um ambiente onde as pessoas trabalham sob constante ameaça, acabam tendo alterações em sua saúde mental e até física, como crises de ansiedade e pressão alta. Esse modelo de gestão torna a empresa tóxica, além de prejudicar a sua reputação no mercado, tornando-se cada vez mais difícil recrutar novos talentos e manter um crescimento sustentável.

Para comprovar isso, estudos americanos revelaram que profissionais subjugados por seus líderes tendem a apresentar menos ideias criativas, se comparados aos colegas que são incentivados positivamente. E os colaboradores que presenciam atitudes grosseiras de seus gestores, entregam um desempenho 28% inferior.

Estudos britânicos mostram que quase 30% de seus trabalhadores pedem demissão por causa de ambientes tóxicos. E ainda, 66% deles relatam que não voltariam ao mundo corporativo, de jeito nenhum. Esse mau comportamento, além de representar perdas de produtividade e dinheiro, pode fazer a empresa enfrentar um processo de assédio moral.

Reforçando esse cenário, assistimos no Brasil um crescimento do empreendorismo. Cada vez mais, temos histórias de pessoas que desistiram de suas carreiras no mundo corporativo para começarem seus próprios negócios, com o objetivo de equilibrar trabalho e uma vida saudável.

E como o RH tem um papel crucial para o desenvolvimento do clima organizacional, no próximo artigo vamos apresentar algumas dicas para auxiliar na prevenção de ambientes tóxicos na empresa.