A importância da prevenção de um ambiente de trabalho tóxico – Parte 02

No texto anterior, falamos um pouco sobre a importância de prevenir que o ambiente de trabalho se torne tóxico. E como o RH tem um papel crucial para o desenvolvimento do clima organizacional, agora vamos apresentar algumas dicas para auxiliar na prevenção desses ambientes.

Ambientes tóxicos reduzem a motivação, arruínam a autoestima dos colaboradores e corrói a confiança deles com a empresa, que os fazem se abrir para novas oportunidades de trabalho, podendo levar com eles toda a inteligência e conhecimento adquiridos, direto para o seu concorrente.

Justamente por isso, é importante desenvolver um ambiente onde todos se sentem seguros, que promova a confiança mútua e a inteligência emocional para enfrentar com profissionalismo os desafios do mercado e momentos de tensão inerentes ao trabalho, é o melhor caminho para se evitar a instalação de uma cultura de ambiente tóxica.

Confira abaixo como isso pode ser feito:

1. Prevenção
Nenhum diretor quer ver a sua empresa vinculada a um processo de assédio moral direcionado para os seus gestores. Além do prejuízo financeiro, existe o dano na reputação da empresa. Para evitar isso, o melhor a se fazer é estabelecer junto com a diretoria um manual de código de ética, para prevenir a ocorrência de um comportamento inadequado, ou no cenário mais crítico, anular casos já existentes.

2. O mais importante são as pessoas
Além dos assuntos relacionados ao operacional e metas, nas reuniões com os gestores sempre coloque em pauta projetos relacionados a gestão de pessoas. Porque promover um relacionamento sincero entre a liderança e suas equipes, pode ser a chave para reter talentos e desenvolver um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

3. Avalie o clima da empresa
Aplique uma pesquisa de clima organizacional na empresa e avalie as respostas. Já falamos sobre essa ferramenta aqui no blog, você pode conferir o assunto através do artigo “A importância da avaliação do Clima Organizacional”.

4. Capacite a liderança
É o comportamento dos gestores que influencia o ambiente de trabalho. Justamente por isso, é importante aplicar treinamentos para que todos os líderes tenham conhecimentos sobre inteligência interpessoal, boas-práticas de liderança entre outros.

5. Promova qualidade de vida
As pessoas ficam 1/3 do dia no trabalho, por isso é de extrema importância proporcionar um ambiente saudável. A empresa pode conseguir isso de algumas formas, como sendo transparente nas informações oficiais, controlando as demandas em um ritmo regular, estabelecendo metas viáveis, ouvindo as necessidades dos colaboradores, reconhecendo sua importância nas conquistas por exemplo.