07 dicas para manter o equilíbrio emocional no trabalho

Poucos departamentos foram tão pressionados por causa da pandemia como o RH. Porque além de ressignificar a definição de ambiente de trabalho, ainda teve que implantar todas as suas adaptações, prezando tanto a continuidade operacional da empresa quanto a segurança e saúde dos colaboradores. E claro, enfrentando o absenteísmo, licenças médicas, turnover entre outros.

Acreditando que o pior já passou, compartilhamos essas dicas de como manter o equilíbrio emocional, com o objetivo de auxiliar você a seguir adiante, com tranquilidade e firmeza, para continuar esse trabalho tão importante, que manteve o funcionamento de nosso país.

1 – EVITE SER CONTROLADOR
Aceitar que imprevistos acontecem e que as coisas podem fugir do controle, vai eliminar boa parte da carga emocional que gera ansiedade no trabalho. Você pode não ter controle sobre as coisas que acontecem ao seu redor, mas é totalmente responsável por como você reage a elas.
Para te ajudar nisso, você precisa colocar a dica 2 em prática.

2 – DESENVOLVA A INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL
Desenvolver a inteligência Intrapessoal permite que você tenha consciência de suas emoções, como os eventuais gatilhos que podem disparar determinados sentimentos e consequente, atitudes. Ter esse conhecimento vai ajudar você a blindar suas emoções quando enfrentar alguma adversidade, além de fortalecer sua resiliência e força mental.

3 – IDENTIFIQUE SEUS MEDOS
O medo não pode paralisar suas ações, e sim fornecer os meios para você realizar o que precisa ser feito, de forma mais inteligente.
Todos nos temos inseguranças e ter consciência de suas origens, além de ajudar no desenvolvimento da inteligência intrapessoal, evita que os nossos pensamentos tenham tendências pessimistas e que pesam negativamente na produtividade.

4 – PRIORIZE O QUE TE FAZ BEM
Se algo tira a sua paz, elimine de sua vida. Parece um conselho bobo, mas muitas pessoas se veem presas em situações que causam desconforto emocional, vivendo em um ciclo vicioso. Podem ser pessoas, hábitos ou frequentar locais tóxicos, que despertam sentimentos negativos e pesados.
A partir do momento que você se afasta do que te faz mal, você terá a oportunidade de dedicar tempo as coisas que te fazem bem.

5 – FOCO NO PRÊMIO⠀
Uma das principais características de pessoas bem sucedidas, é que elas não tiram o foco do prêmio. Todos nós temos a limitação de tempo, então antes de dizer “sim” ou “não” para elas, é fundamental avaliar se a oportunidade e/ou situação é condizente com os seus objetivos.

6 – PEÇA AJUDA⠀⠀
“Se quiser ir mais rápido, vá sozinho. Se quiser ir mais longe, vá acompanhado!”.
Você não precisa ser invencível e forte todo o tempo. Sempre que precisar, peça ajuda para quem você acredita que pode ajudar a atingir seus objetivos, de forma sincera e profissional. Enfrentar adversidades e superar desafios juntos, criam laços de companheirismo e fortalecem o vínculo da equipe como um todo.

7 – CUIDE DA PESSOA MAIS IMPORTANTE
Apesar de todo o comprometimento com a empresa e resultados, é necessário que você tire um tempo para se dedicar a pessoa mais importante em todo esse processo: você!
Você apenas realizará um bom trabalho, se tiver bem emocional, física e psicologicamente.
Não existe receita mágica, enquanto alguns gostam de caminhadas ao ar livre, outros preferem atividades físicas mais intensas. Alguns gostam de se reunir com a família e amigos, e outros preferem momentos mais intimistas, como leitura ou acompanhar um seriado. Não importa, dedique um tempo para fazer aquilo que te faça bem.

Além das dicas acima, tem alguma que você faz e gostaria de compartilhar com a gente?