05 Dicas para Engajar seus Colaboradores

Em diversos momentos, a empresa precisa engajar sua equipe para enfrentar um desafio, porém, o líder pode não conseguir se conectar com eles. Essa situação infelizmente é normal, porque na correria insana da vida corporativa é normal os gestores deixarem de lado um relacionamento de parceria por uma postura apenas de cobranças por resultados. E com isso, o colaborador pode ficar ressentido e inerte.

Esse estilo de liderança impessoal é um tiro no pé, porque diversos estudos já comprovaram que funcionários felizes no trabalho são 12% mais produtivos, além de proporcionar lucros de até 300% para o financeiro da empresa!
Mas o que fazer na prática para engajar a equipe? Separamos 05 dicas para você, confira:

Promova o Bem-Estar

É muito importante que os colaboradores PERCEBAM que o gestor se preocupa com o bem-estar deles. Isso inclui incentivar períodos de descanso, oferecer momentos de descontração e apoio na promoção da saúde mental. E o PERCEBAM está em letras maiúsculas, porque esse item tem que ser promovido na prática e não apenas em um discurso bonito.

A importância do Clima Organizacional

Manter um clima organizacional saudável é essencial para engajar seus colaboradores para a batalha. Lembre-se que 1/3 do dia eles passam trabalhando e é obrigação da empresa oferecer os recursos necessários e um ambiente minimamente acolhedor, para todos se sentirem conectados e respeitados.

Ofereça Benefícios

Benefícios podem exercer um papel decisivo porque todo funcionário se sente valorizado, quando a empresa investe em seu bem-estar e qualidade de vida. Sabemos que Benefícios podem precisar de um investimento financeiro que as vezes a empresa não possui, porém, alguns exigem investimentos mínimos (como refeições de qualidade e planos odontológicos), tornando-se totalmente acessíveis.

Reconheça as Conquistas Individuais

Lealdade deve ser um caminho de mão dupla. Se a empresa investe no funcionário, consequentemente o funcionário investirá na empresa. O mais importante é o colaborador sentir que seus esforços e determinação em superar um desafio foi percebido. Pode começar com um elogio perante o time e avançar para um programa de bonificação e prêmios.

Feedbacks continuam importantes

Feedbacks continuam importantes, porque é a principal ferramenta que o gestor pode aplicar para orientar os colaboradores sobre suas performances e alinhar expectativas, imprescindível para corrigir uma rota ou reforçar um estímulo.

Quanto mais engajado a equipe, mais a empresa cresce. Porque colaboradores engajados dedicam mais energia na realização de suas atividades, tornando-se o capital mais importante de sua empresa.