As 09 Habilidades de Grandes Líderes
Nos últimos textos reforçamos a importância do RH evitar que os ambientes de trabalho se tornem tóxicos, você pode conferir a Parte 01 e a Parte 02. Por outro lado, quais habilidades podemos promover nos líderes para a empresa se tornar mais admirada pelos colaboradores e competitiva no mercado?
Para começar, ninguém nasce líder. Acontece que algumas pessoas desenvolveram essa capacidade ao decorrer da vida enquanto outras não. O mais importante, todos são capazes de se tornarem ótimos líderes, apesar de não existir uma fórmula mágica. É preciso tempo e dedicação para aprender como inspirar as pessoas a agirem conforme os objetivos definidos. ⠀
Para ajudar você a desenvolver melhores líderes na sua empresa, listamos 09 habilidades essenciais, são elas:
1. Saber Ouvir – Uma habilidade importante para qualquer líder é saber ouvir seu pessoal de forma sincera e estar aberto a sugestões.
2. Ter Empatia – Ter a capacidade de se colocar no lugar do outro sempre for a melhor forma de resolver conflitos.
3. Saber se Comunicar – Um líder precisa transmitir sua mensagem de forma clara e direta, além de manter um diálogo aberto com as outras áreas da empresa.
4. Proatividade – Um bom líder deve assumir o papel de protagonista. Ele deve assumir a responsabilidade e encontrar soluções para os problemas.
5. Ele Delega – O bom líder dá autonomia para seus colaboradores pensarem fora da caixa, dando a oportunidade para inovação.
6. Credibilidade – Grandes líderes possuem uma atitude coerente com seu discurso, então ele não precisa falar muito para conquistar a confiança das pessoas.
7. Atitude Positiva – Manter uma postura positiva perante os desafios é muito importante tanto para manter a credibilidade como fortalecer o espírito de persistência.
8. É Acessível – Um líder não é um “astro do cinema”. É fundamental ele estar acessível e interagir com os colaboradores.
9. Ser Estratégico – Um grande líder planeja sua agenda de atividades e suas tarefas. É sempre importante ter um plano B quando necessário.
Desenvolver líderes é benéfico para todos! Porque ajuda a diminuir o turnover e absenteísmo para o RH, alavanca a carreira dos gestores, todos os funcionários trabalham em um ambiente mais saudável e a empresa se torna mais competitiva.