As 06 próximas tendências para o RH
Aproveitamos para explorar um pouco sobre as principais próximas tendências que podem impactar de forma positiva o RH. Algumas, são continuidade de um processo iniciado no passado, entre elas:
• Abordagem na comunicação interna mais personalizada;
• A tecnologia cada vez mais presente em todos os processos;
• Organizações hierárquicas mais flexíveis e transparentes;
• Aplicação de metodologias mais ágeis e práticas.
1. Abuse da Intranet
A Intranet é uma excelente ferramenta para divulgação mensagens entre os colaboradores, de forma rápida, prática e direta, atingindo a todos independente de sua localização física.
Atualmente, é muito mais acessível e fácil utilizar ferramentas como vídeos, infográficos e imagens, com objetivo de comunicar e engajar o público interno. Cerca de 67% das pessoas, compreendem melhor a informação através desses formatos.
2. Benefícios Customizados
Com a reforma trabalhista, permitiu-se que os empregos se tornassem mais flexíveis, principalmente a questão do home office.
Os benefícios vão entrar nessa onda, permitindo que a empresa ofereça para cada colaborador, aquilo que ela realmente precisa e/ou percebe como um diferencial para trabalhar na empresa. Vouchers de Uber, academia, cursos de aperfeiçoamento, são alguns exemplos.
A tecnologia hoje pode auxiliar a empresa a identificar quais são os benefícios mais desejados e por quem. Também pode disponibilizar uma pesquisa online para seus colaboradores escolherem entre as opções disponíveis, além de verificar se a pessoa está realmente usufruindo dele.
3. Igualdade de Oportunidade
É cada vez mais forte o discurso de igualdade de gênero no ambiente profissional. Essa tendência vai se fortalecer e incluir também outras frentes, tais como religião, raça e orientação sexual.
Algumas empresas já adotaram uma política mais rígida nesse sentido. Inclusive, a AMBEV recentemente demitiu um de seus funcionários, porque ele publicou mensagens homofóbicas nas redes sociais, através de seu perfil pessoal.
4. Liderança Inclusiva
Antigamente, se ouvia muito que o “exemplo tem que vir de cima”.
Essa visão esta mudando, pois cada vez mais se fala sobre o desenvolvimento de lideranças entre as equipes, ou de desenvolver um “perfil de empreendedor” nos colaboradores da empresa (empreender não é apenas começar um novo negócio, você pode exercer esse papel dentro de seu cargo. Vamos falar sobre isso nos próximos artigos).
Essa democratização da liderança permitiu que a responsabilidade de “liderar pelo exemplo”, fosse compartilhado entre todos.
05. Melhorar para aumentar a produtividade
Normalmente, quando uma empresa pensa em aumentar sua produtividade, ela contrata mais mão-de-obra. E todos os gestores sabem que um dos maiores desafios, é justamente administrar com pessoas.
Essa política traz uma série de desafios para a empresa, criando uma “ação em cadeia”. Ter novos funcionários significa que precisa investir em treinamentos, em espaço físico, em móveis, capacitar mais supervisores, gerentes etc.
Atualmente, iniciou um processo de aumentar a produtividade, melhorando a operação propriamente dita, seja ela investindo em novas tecnologias, em otimização de processos ou entre outras frentes.
06. Defender uma causa
Cada vez mais, as empresas estão adotando uma causa social e/ou ambiental. Esse discurso deve ser sincero, vir da “missão, visão e valores” ou no que ela acredita ter, como vocação.
É claro que o objetivo final de qualquer empresa é ter lucro. Porém, muitas empresas já perceberam que quando elas reinvestem para a melhoria de sua comunidade, seu retorno financeiro é maior.
Isso se deve, porque quando a causa é genuína, os colaboradores vestem a “camisa da empresa” aumentando a produtividade, e seus consumidores, a percebem como uma “empresa amiga”, aumentando o relacionamento com ela. E relacionamento, significa “mais vendas” no novo processo comercial.
No texto, tentamos explorar as principais tendências com uma abordagem focada no relacionamento e aspecto humano, que pode ajudar na sua rotina de trabalho. Inclusive, muitas delas podem ser exploradas através de ferramentas tecnológicas, muitas já citadas nos artigos anteriores.
Sobre o autor:
Leandro de Luccas
MBA em Gestão de Marketing e Formação em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas.
Diretor da Cafetoria4 Consultoria e Assessoria de Marketing Comunicação e Publicidade